ARACAJU/SE, 21 de maio de 2024 , 7:20:22

logoajn1

Rotatória disciplina o trânsito no bairro Atalaia

Desde o dia 10 de agosto deste ano, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), readequou a circulação na Atalaia. Desde então, passou a valer a preferência de quem estiver circulando pela rotatória, como prevê o Art. 29 do Código de Trânsito Brasileiro, e os semáforos da rotatória entre as avenidas Antônio Alves, Rotary e Desembargador José de Andrade Góis, foram desligados e serão reutilizados em outro cruzamento da cidade.

Com a mudança, o condutor que estiver passando pela rotatória tem preferência de passagem. Já quem vem pelas avenidas Antônio Alves, Rotary e Des José de Andrade Góis deve aguardar que os veículos que estão circulando pela rotatória concluam a passagem. A medida respeita o que diz o CTB, nos termos do art. 29, inciso III: “quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela”.

O funcionário público, Nelson Ferreira, se diz satisfeito com a nova circulação implantada na rotatória da Atalaia e que o trânsito da região foi beneficiado com a nova regra. “Além de cumprir o que diz a legislação, pude perceber que o trânsito está fluindo com mais facilidade. Antes era preciso parar mesmo que nenhum veículo estivesse circulando pela rotatória. Agora basta respeitar a preferência. Foi uma decisão acertada”, comenta o senhor Nelson.

Segundo o chefe do núcleo de sinalização da SMTT, Diego Carvalho: “os semáforos que compunham a antiga sinalização da rotatória foram desligados, mas continuaram no cruzamento com a devida sinalização indicativa ‘semáforos desligados’, seguindo o que prevê a lei 9.503/97 do Código de Trânsito Brasileiro. Mas em breve, nós reutilizaremos os equipamentos em outro cruzamento da cidade”.

Você pode querer ler também