ARACAJU/SE, 23 de maio de 2024 , 8:54:02

logoajn1

Samu Sergipe registra redução no número de trotes à central de atendimento

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) registrou no último final de semana uma redução do número de trotes que são recebidos pela central de atendiemento. Segundo a Superintendente do Samu em Sergipe, Conceição Mendonça, são nos finais de semana e durante as férias escolares que são registrados o maior número de trotes.

 

"As campanhas de educativas têm contribuído diretamente na redução. Para se ter uma ideia, até o mês de junho, quando iniciamos as campanhas educativas, o número de trotes  representavam 45% das aberturas chamados. Hoje, caiu em média 15% . Por isso, trabalhamos  com as ações de conscientização de forma permanente visando estimular o senso crítico das pessoas quanto  a redução de trotes", explica Conceição Mendonça, lembrando ainda que a conscientização sobre esta 'brincadeira' contribui para a diminuição do tempo resposta para qualificar ainda mais a assistência.

 

A superintendente lembra ainda que as falsas chamadas comprometem o tempo resposta do atendimento e contribuem diretamente para o agravamento do quadro clínico do paciente, podendo até ocasionar um óbito.

 

"Além disso, o deslocamento desnecessário de viatura do Samu pode proporcionar o gasto desnecessário de recursos públicos, e ainda, prejudicar o trabalho das equipes de saúde do plantão”, enfatiza a coordenadora.

 

Atendimentos

 

De acordo com dados divulgados pelo Samu, foram registrados no último final de semana, de 23 a 25 de outubro, 254 atendimentos. O levantamento estatísticos do serviço aponta que entre as principais ocorrências registradas, os atendimentos clínicos adultos apareceram com 36% da demanda, seguidos dos atendimentos psiquiátricos que contabilizaram 7% e os atendimentos gineco-obstétricos que somaram 5% no período.

 

Já as causas externas como colisões, acidentes de moto e quedas de alturas ou da própria altura, que juntas somaram 67 casos, representam  34% dos atendimentos do final de semana.

Você pode querer ler também