ARACAJU/SE, 16 de abril de 2024 , 22:55:59

logoajn1

São Cristóvão preserva tradição dos tapetes de Corpus Christi

Da redação, AJN1

 

Neste feriado de Corpus Christi, o município de São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do Brasil, descortina uma das maiores tradições: a confecção dos tapes decorados e coloridos. Como de costume, haverá procissão, acompanhada por multidões de fiéis católicos.

 

A celebração é originária de Portugal, a confecção dos tapetes foi logo trazida ao Brasil pelos colonizadores e segue até hoje sendo realizada nas principais ruas do centro histórico de cada cidade.

 

Em São Cristóvão, todos os anos as ruas são enfeitadas com tapetes produzidos pela comunidade local. É uma ação coletiva, liderada por Vânia Correia, que coordena há dez anos toda a confecção no Município. Este ano, o percurso deve chegar à 1.200 metros, montados com  materiais como  Pó Xadrez colorido, maravalha de madeira, sal grosso, tintas anelinas e borras de café.

 

Coordenada pela Paróquia Nossa Senhora da Vitória, a celebração conta com o apoio da Prefeitura Local, através da Fundação João Bebe Água e da Secretaria Municipal de Educação; do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/SE), do Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da Diretoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac).

 

Programação

 

A Programação inicia às 14h30 com Missa Solene na Igreja Matriz, em seguida a Procissão acompanhada da Banda de Música do Corpo de Bombeiros. Mais informações sobre a Procissão de Corpus Christi em São Cristóvão, procurar o Pároco Frei Rosenildo e referente à confecção dos tapetes com a coordenadora Vânia Correia, pelo telefone (79) 99135-2007.

Você pode querer ler também