O secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo, participou, nesta quarta-feira, 19, em Brasília (DF), da primeira reunião de 2023, para instalação da nova composição do Conselho de Administração do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e propõe a criação de uma Câmara Temática de Trabalho, Emprego e Renda.
Representando o Governo de Sergipe, o secretário Jorginho Araujo foi indicado pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, para ser conselheiro titular do Conselho de Administração do Consórcio Nordeste. De acordo com ele, na agenda de trabalho também foram debatidos diversos projetos em diferentes fases de implantação, a relação com o governo federal; além da preparação da Assembleia Geral Extraordinária que se realizará em João Pessoa, no dia 29 de abril.
“O Conselho é fundamental para a construção de uma atuação conjunta voltada aos interesses e necessidades dos estados do Nordeste. Vai ser mais uma maneira de alavancar projetos comuns de desenvolvimento para Sergipe e toda região. Por meio dele, teremos a representação e adoção de mecanismos para decisões que priorizem o consenso e respeite a autonomia federativa e as especificidades dos entes federativos”, revelou o secretário.
A reunião foi comandada pelo secretário-executivo do Consórcio Nordeste e presidente do Conselho, Carlos Garbas. Entre outros pontos apresentados, o Observatório do Nordeste, iniciativa do Consórcio para unificar em uma plataforma as informações de relevância para políticas públicas comuns à região em diversos temas. Também foi destaque a composição das 19 câmaras temáticas do Consórcio Nordeste.
A reunião contou também com a presença do assessor de Gestão Estratégica do Governo, Júlio Filgueira, do secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, e do secretário Especial de Representação de Sergipe em Brasília (Serese), Luciano Filho.
Conselho
O Conselho de Administração do Consórcio Nordeste é um órgão permanente, de natureza colegiada, que tem como atribuições aprovar o programa anual de trabalho, o plano plurianual de investimentos e de diretrizes orçamentárias, o orçamento anual do Consórcio, a realização de operações de crédito, os contratos de programa e de rateio, e a prestação de contas.