Sergipe perde João Alves Filho, um grande homem público, que muito contribuiu para o desenvolvimento do estado. Saiba mais

Sebrae capacita cidadãos a planejar finanças

 

Dentro das atividades da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), o Sebrae em parceria com o Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) promove uma série de atividades para conscientizar os cidadãos sobre a importância do planejamento das finanças pessoais e empresariais.

A ação integra a quarta edição da Semana de Educação Financeira e busca alertar os indivíduos sobre a necessidade de desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro e tomar decisões acertadas sobre o consumo. As ações serão realizadas até sexta-feira (12) em Aracaju, Lagarto, Japoatã, Itabaiana, Estância, Neópolis, Nossa Senhora das Dores, Cedro de São João, Nossa Senhora de Lourdes e Itabaianinha.

Na capital as capacitações acontecem sempre das 8 ás 12h e das 14 ás 18h, na praça Dom José Thomaz, no Bairro Siqueira Campos. A programação é composta de palestras e oficinas sobre planejamento, controles financeiros, planejamento, vendas e compras ministradas por técnicos do Sebrae e representantes de instituições bancárias. Os eventos são abertos ao público, com entrada gratuita. A relação completa está disponível no site www.semanaenef.gov.br.

“Quando o cidadão aprende a controlar bem suas finanças, ele consegue manter uma relação de equilíbrio entre o desejo de consumir e a necessidade de poupar. Dessa forma, suas decisões são mais conscientes, trazendo benefícios não só para a sua vida pessoal, como também para toda a sociedade”, ressalta o superintendente do Sebrae, Emanoel Sobral.

Educação Financeira

A Semana de Educação Financeira é realizada em todo o país desde 2014. Na última edição foram promovidas mais de mil ações (presenciais ou online), beneficiando 1,3 milhão de pessoas em 458 municípios.

A iniciativa tem como objetivo divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), uma política pública lançada em 2010 para promover a educação financeira e previdenciária da população, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.

Já a Semana do MEI é um evento organizado pelo Sebrae com a proposta de capacitar e orientar os microempreendedores individuais e incentivar aqueles que atuam na informalidade a regularizar o seu negócio. Além das capacitações, o público também pode ter acesso a diversos serviços como orientação empresarial, emissão dos boletos DAS, realização da Declaração Anual de Faturamento e alteração e baixa no CNPJ.

Fonte: Ascom Sebrae