ARACAJU/SE, 22 de maio de 2024 , 12:03:53

logoajn1

Semáforos são alvos de vandalismo

Frequentemente semáforos de diversas vias da nossa capital recebem reparos devido a atos de vandalismo. Nesta quinta-feira, 20, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria de Defesa Social e da Cidadania, se deparou com mais uma ação de vândalos no conjunto semáforico da avenida Heráclito Rollemberg Leite, nas proximidades dos bairros Orlando Dantas e São Conrado. Motoristas que trafegavam na região notaram que alguns semáforos encontravam-se intermitentes (com a luz amarela no piscante) e outros completamente inoperantes, podendo causar acidentes, prejudicando o fluxo de veículos e pondo em risco a travessia de pedestres.

Os danos causados na sinalização semafórica da cidade geram transtornos à mobilidade e custos elevados. Hoje, 95% da manutenção realizada nos semáforos é originada pela ação de vândalos que furtam a fiação elétrica e danificam as controladoras do conjunto semafórico deixando-os inoperantes. Esta ação exige da Diretoria de Planejamento e Sistemas da SMTT, juntamente com a equipe semafórica, um esforço a mais nos reparos da sinalização eletrônica.

A coordenadora de sinalização da SMTT, Sheila Thereza, explica que existe uma grande dificuldade em manter esses equipamentos em funcionamento devido a furtos e atos de vandalismo. “Foram 350 metros de cabos furtados nesta ação, e quatro controladoras danificadas”, disse. Ela conta que para evitar mais danos ao equipamento, as controladoras estão sendo concretadas. “Estamos usando concreto nas caixas onde ficam as controladoras para inibir a quebra do equipamento. Mas infelizmente ainda não é suficiente para impedir a ação de vândalos”, conclui.

Ao presenciar este tipo de atitude, o cidadão deve entrar em contato com a Polícia Militar -190 ou Guarda Municipal – 151 e em caso de acidente de trânsito ou semáforos inoperantes, deverá acionar o Disque Trânsito – 118.

 

Fonte: PMA

Você pode querer ler também