O Governo de Sergipe iniciou, nesta quinta-feira (9), uma estratégia para ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes ao levar a imunização diretamente às escolas públicas. A ação, que ocorre entre abril e maio, pretende atualizar a caderneta de estudantes das redes municipal e estadual e aumentar a proteção contra doenças imunopreveníveis.
Coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), do Telessaúde Sergipe e do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), a iniciativa busca facilitar o acesso às vacinas e alcançar um público que, muitas vezes, não comparece às unidades de saúde.
Para o secretário de Estado da Saúde, Jardel Mitermayer, a estratégia reforça o papel da prevenção. “Ao vacinar nossas crianças, protegemos não só o presente, mas toda a sociedade no futuro. É essencial unir saúde, educação e famílias para ampliar a cobertura vacinal. A prevenção é fundamental para garantir um futuro mais saudável. Além disso, quando intensificamos a vacinação nas escolas, também estamos formando cidadãos com a cultura da prevenção, algo que precisa ser fortalecido”, destacou.
A gerente do Programa Estadual de Imunização, Illani Paulina, ressaltou que a participação das famílias é essencial para o sucesso da ação. “O lançamento estadual da vacinação nas escolas de 2026 é um momento importante na vida dos nossos estudantes, no qual eles podem manter a caderneta de vacinação atualizada. A estratégia de vacinação na escola ocorre durante todo o ano, mas nos meses de abril e maio, trabalhamos ela de uma forma mais intensa e eficaz. Por isso, papai e mamãe, autorize o termo de vacinação do seu filho para que ele possa estar se protegendo contra as doenças imunopreveníveis. Vacinas são seguras e salvam vidas”, afirmou.
A iniciativa também conta com o apoio de gestores municipais e coordenadores de saúde. Para a coordenadora de imunização de Salgado, Ângela Virgínia dos Santos, a ação amplia o alcance da vacinação. “A estratégia de vacinação na escola é um ponto positivo, pois, a partir dela, conseguimos alcançar uma meta de cobertura vacinal muito boa. Com essa iniciativa, atingimos um número maior de adolescentes e de crianças para colocarem os cartões de vacina em dia”, disse.
Em 2026, a estratégia prioriza vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, como febre amarela, tríplice viral, DTP, covid-19, meningocócica ACWY e HPV. Esta última teve o público ampliado pelo Ministério da Saúde e poderá ser aplicada, até junho, em jovens de 15 a 19 anos, além da faixa etária de 9 a 14 anos.
O diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, destacou a importância da ação para alcançar adolescentes. “Essa estratégia é fundamental e precisa acontecer para que os jovens coloquem as vacinas que ficaram para trás em dia e, principalmente, vacinar os adolescentes, um público que frequenta menos as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para esse grupo, temos duas vacinas muito importantes: a da meningite e a do HPV, que é uma vacina contra o câncer”, pontuou.
O Programa Saúde na Escola (PSE), que integra ações das áreas de saúde e educação, está presente em todos os 75 municípios sergipanos. A iniciativa promove ações de prevenção, conscientização e atenção à saúde no ambiente escolar.
Para o coordenador do PSE na SES, Rodrigo Lopes, a estratégia também contribui para a permanência dos alunos na escola. “A relação entre a UBS e o ambiente escolar faz com que temas e campanhas como essa, que são importantes, sejam trabalhados. Então, hoje, tratar sobre a vacinação nas escolas para evitar a evasão escolar e os bolsões de não vacinados, além de permitir uma saúde mais integral para nossas crianças e adolescentes é fundamental”, reforçou.
*Com informações Secom





