ARACAJU/SE, 3 de março de 2024 , 19:31:49

logoajn1

Sergipe tem festejos carnavalescos na capital e interior do estado

 

 

Já é Carnaval cidade e para aqueles que não abrem mão da folia, a festa está garantida em Aracaju e em diversos municípios do interior. Na capital sergipana, dois eventos prometem não deixar ninguém parado: o tradicional bloco Rasgadinho e o Carna Fest. O primeiro, segundo o organizador Robson Viana, acontecerá entre os dias 10 e 13 de fevereiro. Além das presenças já confirmadas das bandas Pagod’art e Guig Ghetto, outras atrações de renome também estarão presentes, incluindo Filhos da Bahia, Pimenta Nativa, Márcia Freire, Ninha e Chicafé. O cortejo do bloco será o mesmo dos anos anteriores, com concentração entre as ruas Maruim e Dom Bosco, no Bairro Suíssa, seguindo depois com o trio elétrico pelos bairros Cirurgia e Getúlio Vargas.

Outra folia que vai fazer Aracaju ferver é o Carnafest, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de fevereiro, na Orla da Atalaia. O evento particular está sendo realizado por alguns bares da capital e deve atrair um público de cerca de três mil pessoas por dia. A festa funcionará com dois palcos: o principal e o Las Vegas, com apresentações musicais de bandas, a exemplo de Fundo de Garrafa, Tatah Santana, Riccardo Cantor e Mania de Ser, além DJ’s renomados em Aracaju. Além disso, haverá atrações como espaço para tatuagens rápidas, praça de alimentação e touro mecânico. Os ingressos para o Carnafest podem ser adquiridos por meio de uma plataforma na internet.

No interior do estado, Poço Redondo, Indiaroba, Simão Dias, Itabaianinha, Areia Branca, Cumbe, Porto da Folha, Graccho Cardoso e São Cristóvão são algumas cidades que garantiram a realização da festa de Momo. Em Estância, por exemplo, haverá o Carnaval do Abaís, com uma programação especial preparada pelo Governo do Estado para concluir a última etapa do Verão Sergipe, que teve eventos em Itaporanga D’Ajuda, Pacatuba, Canindé do São Francisco e Pirambu. No sábado, 10, os shows começam com Val Valverde, seguido por Pagod’art e Ninha. Já no domingo, 11, é a vez de Bruninho Top 7, Guig Ghetto e Filhos da Bahia. E na segunda, 12, sobem ao palco Tuca Veloz, Ittauan e Cavaleiros Elétrico.

A Prefeitura de Pirambu, por sua vez, anunciou cinco dias de Carnaval, com shows artísticos na orla da cidade e arrastões à beira mar. As celebrações acontecem entre os dias 9 e 13. Serão 21 artistas locais e nacionais, que vão atrair sergipanos e turistas para aproveitar o feriado. Entre os que se apresentam, estão O Kannalha, Devinho Novaes, Ed City, Cid Natureza, Gang do Samba, Julinho Porradão, Jeito de Ser e Banana Nativa.

Folia e tradição  

Neópolis apresenta um carnaval de tradição que remete à folia em Recife e Olinda, ambas cidades pernambucanas, reunindo moradores da região e turistas. Conhecida como ‘a capital sergipana do frevo’, Neópolis realiza a festa de Momo há mais de 80 anos, quando exibe bonecos gigantes e o tradicional bloco do ‘Zé Pereira’. Neste ano, a festa acontecerá entre os dias 9 e 13 de fevereiro. Entre as atrações, estão Liene Show, Luanzinho Moraes, Art Mania, Edson Gomes, Banana Nativa, Lobão, Valneijós, Unha Pintada, Gang do Samba e muito mais.

De acordo com a prefeitura, está proibido o uso dos sons de alta potência (paredões) durante todo o carnaval no município. Equipamentos de som de baixa potência poderão ser utilizados no horário das 9h às 21h. Também é proibido o uso de quaisquer produtos químicos e substâncias que possam prejudicar a integridade física e a saúde dos foliões durante o tradicional ‘mela-mela’. Apenas farinha de trigo ou talco serão permitidos.

Já em Rosário do Catete, no leste sergipano, haverá o Rosário Folia, que também será realizado entre os dias 9 e 13 de fevereiro. O público poderá assistir à apresentação de blocos, como o Chiquita Bacana com orquestra de frevo e os Caça Brefaias, e também haverá arrastões. Para animar os dias de festa, foram convidadas atrações locais e nacionais, a exemplo de Banana Nativa, André Neres, Gang do Samba, Sela Kuatro, Terra City, Vitinho Soares, Banda Valneijós, Quinto Round, Swing Fatal, Banda Reflexu’s e Asas Morenas.

Durante a programação, a cada dia, a concentração da folia será no Parque Aquático Balneário Municipal. Em seguida, o arrastão segue pelas ruas do município. A festa será finalizada na Praça dos Quiosques. A estimativa da organização é de reunir 25 mil pessoas durante toda a programação.

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo

Você pode querer ler também