ARACAJU/SE, 15 de julho de 2024 , 0:11:57

logoajn1

Servidores do Detran entram em greve

 

Por Ivo Jeremias

 

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) entraram em greve por tempo indeterminado na manhã desta quinta-feira,25. Para marcar o início da paralisação das atividades, o Sindicato dos Servidores Públicos do Detran (Sindetran), realizou um ato na frente do órgão expondo os motivos que levaram a deflagração da greve. 

 

Segundo o presidente do Sindetran, Thiago Bomfim, desde janeiro a categoria cobra uma reunião com o governador Jackson Barreto e membros do primeiro escalão, mas até agora não foram atendidos. Na pauta de reinvindicações estão melhorias nas estruturas físicas das unidades do Detran, reajuste salarial, aumento no valor do auxílio alimentação e realização de concurso público para compor quadro de funcionários. 

 

“Até o momento só fomos recebidos pela diretoria do Detran que afirma não ter como atender nossos pedidos. Nossa é greve é por tempo indeterminados, esperamos que o governo nos receba, por que o Detran não tem poder político, queremos uma reunião com quem possa resolver os problemas que temos enfrentado”, disse Thiago. 

 

O presidente do Sindetran informou que o Detran possui cerca de 550 servidores. Destes apenas 245 são concursados, o restante é dividido entre contratados e estagiários.  

 

“O Detran tem hoje um déficit de 150 funcionários, além disso eles colocam estagiários para ocupar vagas que seriam de quadro efetivo, isto é ilegal. É preciso urgente que se faça um concurso público para regularizar esta situação”. 

 

Funcionamento

 

a justiça entendeu que as atividades desenvolvidas pelo Detran são de caráter essencial à população, 30% do efetivo de servidores, número mínimo estabelecido por lei, permanecerão em atividade.

 

Detran

 

O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe emitiu a seguinte nota sobre a greve dos servidores:

 

“Em relação à paralisação dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito – Detran/SE –, a  autarquia informa que o governo sempre manteve aberto o canal de diálogo com o Sindicato dos Assistentes de Trânsito, Vistoriadores de Trânsito e Servidores do Detran do Estado de Sergipe – Sindetran/SE. Na terça-feira, 23, o presidente do sindicato, Thiago Bonfim, foi recebido mais uma vez pelo diretor-presidente do Detran/SE, Edgard da Motta, para dialogar sobre a pauta de reivindicações da categoria. A reunião contou com a participação da Superintendente Executiva da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão – Seplag –, Lucivanda Nunes.  Mesmo assim o sindicato decidiu pela paralisação”.

 

 

Foto: Lindivaldo Ribeiro/CS

Você pode querer ler também