ARACAJU/SE, 10 de outubro de 2024 , 2:11:20

logoajn1

Servidores do Detran podem entrar em greve

Da redação, AJN1

 

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) podem voltar a paralisar as atividades por tempo inteterminado. A insatisfação da categoria está relacionada ao não pagamento do reajuste no valor do auxílio alimentação e na demora na formatação e implementação do Plano de Cargos, Carreira, e Vencimentos (PCCV). A decisão sobre a greve sairá em assembleia que será realizada no sábado (8) pelo Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Sindetran).

 

De acordo com o Sindetran, apesar do reajuste no auxílio alimentação, que passaria de R$ 350 para R$ 419,72, ter sido aprovado no mês de junho, os servidores continuam recebendo o valor antigo. No entanto, alguns cargos comissionados do órgão já estariam recebendo o auxílio alimentação com reajuste. A direção do sindicato denuncia que o tratamento diferenciado entre funcionários efetivos e comissionados fere o princípio da isonomia e se configura em um desrespeito aos servidores do órgão.

 

Outra reclamação da categoria, diz respeito ao PCCV. O sindicato informa que a comissão responsável por elaborar o plano encerrou as reuniões no início de agoso, mas até o momento não foi apresentada nenhuma proposta aos servidores. A direção da entidade sindical informou que protocolou ofícios questionando os motivos do não pagamento do reajuste a categoria e sobre o andamento do PCCV, mas não houve qualquer reposta por parte do Detran.

 

Em nota, a diretoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) informou que, desde que tomou conhecimento do pagamento diferenciado do auxílio-alimentação a alguns funcionários, entrou em contato com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) para reparar o equívoco ocorrido no sistema da própria secretaria. A informação é que houve reajuste automático para sete pessoas que entraram na autarquia a partir de julho/2016. Entretanto, o aumento no valor do auxílio-alimentação ainda não pode ser repassado aos servidores porque o Decreto que concede o benefício não foi homologado pelo Governo até o momento.

 

Em relação ao PCCV, a explicação é que após reuniões na Seplag, o projeto foi encaminhado à Sefaz para análise e posterior elaboração de minuta. No momento, o Detran aguarda o posicionamento do secretário Jefferson Passos.

Você pode querer ler também