ARACAJU/SE, 26 de julho de 2024 , 21:12:42

logoajn1

Operação Pipa começa nesta segunda em sete municípios do sertão

Os municípios de Gararu, Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre e Carira, começam a ser receber água, a partir desta segunda-feira (13), através de caminhões-pipa. A ação vai beneficiar mais de 160 mil habitantes afetados pela estiagem.

A Operação Pipa estadual resulta de um investimento mensal de R$ 418 mil. O trabalho é fruto da reunião realizada no último dia 23, pelo governador Jackson Barreto, na qual foi anunciado um plano integrado de ações de combate à seca com foco nos municípios do Alto Sertão. O plano inclui, ainda, aquisição e distribuição de material forrageiro, implantação de dessalinizadores, perfuração de poços, recuperação e implantação de barragens e linhas de crédito emergenciais.

“Nós lutamos muito. Fomos à Brasília pedir a ampliação do abastecimento de água. Como essa ampliação não chegou, o governo do Estado tomou a iniciativa de auxiliar os municípios mais atingidos. Gararu, Porto da Folha, Poço Redondo, Canindé, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre e Carira. Numa segunda etapa, atenderemos os demais municípios que sofrem com a estiagem. Nesses sete municípios, levaremos 38 caminhões-pipa, que ampliarão a oferta de água para atender as necessidades dessa população. É um esforço muito grande do Estado, são recursos do tesouro estadual, que colocamos para ajudar nosso povo, cuidar da nossa gente e minorar o sofrimento com a seca”, declarou o governador.

Operação Pipa

A Operação Pipa é realizada pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh). Nesta sexta, sábado e domingo os tickets para distribuição de água serão entregues às comunidades atingidas. “São os municípios em situação mais crítica, aqueles mais afetados pela seca. Em sua maioria, ficam localizados no Alto Sertão, e pertencem à nossa bacia leiteira”, detalha o diretor da Defesa Civil, Coronel Erivaldo Mendes.

Para o secretário de Inclusão Social, José Sobral, essa é uma das formas da gestão estadual se mobilizar para minimizar o sofrimento da população sertaneja nesse longo período de estiagem. “Sergipe vive o sétimo ano consecutivo de chuvas abaixo da média, o que – entre outras coisas – impede o armazenamento de água para dessedentação animal. O leite nessa região é fonte de renda, é sobrevivência, é fixação do homem na terra. E a bacia leiteira sergipana tem importância fundamental também para a nossa economia”, pontua.

Fonte: ASN

Você pode querer ler também