ARACAJU/SE, 12 de fevereiro de 2026 , 19:16:50

Setor turístico em Sergipe projeta carnaval histórico neste ano

 

A poucos dias do Carnaval 2026, o setor turístico de Sergipe vive um clima de otimismo diante da possibilidade de um novo recorde. Segundo levantamento preliminar da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), a taxa de ocupação hoteleira já atinge 90%, com fôlego para superar os índices dos anos anteriores até o início da folia, que, este ano, se encerra em 18 de fevereiro, na Quarta-feira de Cinzas.

O crescimento é impulsionado por uma combinação estratégica: investimentos do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), em promoção e divulgação do destino e um aumento expressivo na conectividade aérea. O Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria registrou um salto de 20% na oferta de assentos e 19% no número de voos para o período, com operações extras partindo de Congonhas e Guarulhos, ambas em São Paulo, nos dias 14, 15 e 16, sábado, domingo e segunda-feira.

A secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, ressalta que são grandes as expectativas para o Carnaval 2026, uma época em que, para ela, a cultura pulsa em cada canto e o turismo ganha ainda mais vida. “Além da folia, que é contagiante, nossa proposta é que os visitantes e turistas possam vivenciar as belezas naturais, apreciar a gastronomia local e até mesmo mergulhar na nossa rica cultura. Tudo isso com espaço, também, para quem busca momentos de descanso e tranquilidade. Sergipe é o estado mais seguro do Nordeste, acolhedor e tranquilo, preparado para receber turistas e sergipanos com organização e hospitalidade, permitindo que cada pessoa viva o Carnaval do seu jeito e aproveite o melhor que temos a oferecer”, declarou.

Otimismo no trade turístico

Para os líderes do setor, o cenário é reflexo de um trabalho contínuo de consolidação, feito pela Setur, em parceria com a Emsetur e, também, com a ABIH/SE, o que coloca Sergipe como um destino plural. De acordo com o presidente da Associação, Antônio Carlos Franco Sobrinho, em virtude disso, a tendência de crescimento também é contínua. “O levantamento preliminar da ABIH/SE já aponta uma taxa de ocupação hoteleira de 90% para o Carnaval 2026. A expectativa é bastante positiva e indica a possibilidade de superar esse índice, já que ainda estamos a poucos dias do período oficial do Carnaval. Com os investimentos contínuos do Governo de Sergipe no turismo, na promoção do destino e na realização de eventos, a tendência é de crescimento ano após ano, fortalecendo ainda mais o setor hoteleiro e impulsionando a economia do estado”, avaliou.

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem de Sergipe (Abav/SE), Thiago Moura, também destaca o otimismo do setor turístico para o Carnaval 2026, especialmente a partir da percepção das agências receptivas associadas, que já observam um aumento na procura por pacotes e informações em comparação ao ano passado. “Esse movimento indica que o interesse pelo destino começa a se consolidar com antecedência, o que é um sinal importante para toda a cadeia do turismo. Esse crescimento vem sendo percebido de forma gradual, principalmente no turismo regional e interestadual, com visitantes buscando experiências que aliem lazer, cultura e descanso”, analisou.

Para Thiago Moura, a presença mais constante do destino no mercado e ações contínuas de promoção contribuem para manter a capital, Aracaju, e o estado de Sergipe no radar do turista que planeja o período carnavalesco. “Durante o Carnaval, Sergipe atrai turistas pela combinação de tranquilidade, segurança, belas praias, gastronomia regional e uma programação diversificada. O estado se destaca por oferecer alternativas tanto para quem busca descanso quanto para quem deseja participar de eventos culturais e festas populares, fortalecendo a imagem como um destino plural e acolhedor”, salientou.

O setor de alimentação fora do lar também tem grandes expectativas para o Carnaval 2026. Tanto que se preparou para o fluxo intenso, fazendo contratações temporárias para dar conta da demanda maior. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/SE), Bruno Dórea, inclusive, compara a magnitude do período a outras grandes festas do calendário nacional. “A expectativa é gigante, equivalente a um Réveillon. Bares e restaurantes já estão realizando contratações temporárias porque o movimento aumenta além do normal. É um marco para o nosso verão”, considerou.

Motivações

O estado tem se diferenciado dos vizinhos nordestinos por oferecer uma “folia diversificada”. Enquanto cidades, como Estância que tem as praias do Abaís e do Saco, e Neópolis que atrai quem busca os tradicionais blocos e mela-mela, a capital, Aracaju, tem sido um convite a visitantes e turistas que priorizam tranquilidade, um dos pilares mais elogiados por eles.

Destaque também para o Verão Sergipe, evento promovido pelo Governo do Estado, na Praia da Caueira, em Itaporanga d”Ajuda, que acontece no período carnavalesco, nos dias 15 e 16, com forte programação (veja abaixo), estrutura ampliada e grandes atrações. Com isso, movimenta o litoral sul ao fortalecer o fluxo turístico na região e incrementar a economia local.

O estado ainda oferece um conjunto de belezas naturais que enriquecem a experiência do visitante e do turista: praias de águas mornas e calmas, com extensas faixas de areia, como as da Atalaia, Mosqueiro e Robalo, em Aracaju; o litoral norte com as praias em Pirambu e Pacatuba; e o Cânion de Xingó, em Canindé de São Francisco, o 5º maior cânion navegável do mundo.

Além disso, o estado conta um patrimônio cultural vibrante, que tem grande notoriedade, por exemplo, por meio do Museu da Gente Sergipana e dos mercados centrais, onde o artesanato pode ser encontrado em várias formas. E mais: a gastronomia de Sergipe é reconhecida e apreciada, especialmente as delícias à base de frutos do mar e o tradicional caranguejo, Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe, cuja estátua gigante na Orla da Atalaia faz parte do cenário que é um dos mais famosos cartões-postais do estado.

Somando-se a tudo isso, a logística foi facilitada, pois, com os voos extras vindos de São Paulo no sábado, domingo e segunda de Carnaval, o acesso tornou-se mais ágil. Com o aeroporto operando em ritmo acelerado e os hotéis quase lotados, Sergipe se prepara para confirmar que terá um dos carnavais mais rentáveis da história recente do setor.

 Programação Caueira (Itaporanga D´Ajuda)

 Domingo – dia 15

21h – Xica a Banda

23h – Patusco

01h – Unha Pintada

03h – Guig Ghetto

 Segunda-feira – dia 16

21h – Anderson O Garotinho

23h – Vina Calmon

01h – Pagod’art

03h – Art Mania

 

Foto: Max Carlos/Setur

 

Você pode querer ler também