ARACAJU/SE, 22 de abril de 2024 , 16:07:54

logoajn1

SMTT adquire 3 radares estatísticos para monitorar pontos críticos

Da redação, AJN1

 

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) adquiriu três radares móveis. Denominados “radares estáticos”, os aparelhos esbanjam tecnologia nunca vista antes na capital e permitem ações em pontos críticos onde há mais casos de acidentes e desrespeito às normas de trânsito. Nesta semana, supervisores participaram do curso de capacitação teórico e prático, na avenida Beira Mar.

 

Os radares estáticos, conhecidos popularmente como “radares móveis”, fazem parte de um sistema de monitoramento eletrônico de trânsito que mede a velocidade de veículos em pontos críticos de vias com elevados índices de acidentes e de excesso de velocidade. São equipamento mais leves e compactos, portanto, mais baratos que os radares fixos e já vêm aferidos pelo Inmetro.

 

De acordo com a SMTT, a capacidade de alcance destes radares é de 23 a 53 metros, cobrindo quatro faixas e possuem um Terabyte de memória (o que equivale a 1024 gigabytes) para armazenamento de imagens. Inicialmente, Aracaju contará com um radar móvel que também realizará a fiscalização das faixas exclusivas para ônibus (faixas azuis) e, após a avaliação posterior da eficiência do sistema, outros equipamentos poderão ser adquiridos e o sistema ampliado.

 

O diretor de Trânsito da SMTT, Coronel Cruz, ressalta que a implantação dos radares fixos, em setembro do ano passado, foi responsável pela queda de 42% do número de acidentes só nos primeiros meses de operação e espera que os novos radares móveis contribuam ainda mais para tal redução. “Os radares são ferramentas essenciais para o trânsito da cidade, pois evitam acidentes, garantem a mobilidade e a segurança para o cidadão”, comentou o diretor.

 

Com informações da SMTT

 

 

Você pode querer ler também