ARACAJU/SE, 21 de maio de 2024 , 19:12:48

logoajn1

SMTT aplica novo conceito de sinalização viária nas faixas de pedestres

Com o intuito de melhorar a visibilidade das faixas de pedestres da cidade, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, iniciou em meados de julho um novo conceito de sinalização viária, utilizando uma tonalidade azul no fundo das faixas de pedestres da Orla da Atalaia. A partir desta semana, outras vias serão contempladas com a nova pintura, a exemplo das avenidas Hermes Fontes e Adélia Franco.

As faixas de pedestres na extensão da av Santos Dumont, na Orla da Atalaia, foram as primeiras a ganhar a nova tonalidade no fundo da faixa. A novidade foi bem recebida pela população e desde então, a intenção é sinalizar outras vias. As próximas faixas de pedestres que terão a nova pintura ficam localizadas nas avenidas Adélia Franco, Hermes Fontes, Beira-mar e rua Itabaiana.

De acordo com a coordenadora de sinalização da SMTT Sheila Tereza, a tonalidade no fundo da faixa já pode ser observada em outras cidades e a novidade agradou a população aracajuana.

“Fizemos um teste nas faixas da Orla, e percebemos que população recebeu bem a nova pintura e entendeu as nossas razões. Por isso, pintaremos outras faixas de pedestres pela cidade”, explica a coordenadora.

O destaque na faixa destinada aos pedestres tem a intenção de aumentar a visibilidade e alertar para a preferência do pedestre. Seguindo o art. 70, do Código de Trânsito Brasileiro, “os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código”. Para os que não respeitam a preferência dada ao pedestre, o CTB prevê multa no valor de R$ 191,54 e 7 pontos na CNH.

O trabalho de revitalização da sinalização viária é realizado continuamente pelo Núcleo de Sinalização da Diretoria de Planejamento e Sistemas da SMTT, mas está sendo prejudicado pelo período de chuvas na capital. Para que o trânsito não seja comprometido durante o dia, a pintura é realizada no turno da noite com equipe e caminhão próprios do órgão.

 

Fonte: Setransp

Você pode querer ler também