ARACAJU/SE, 20 de abril de 2024 , 7:06:06

logoajn1

SMTT instala radares na avenida Etelvino Alves de Lima

 

Da redação, AJN1

Em dez meses foram registrados 34 acidentes, que deixaram 13 feridos e um óbito, na avenida Etelvino Alves de Lima, que interliga as avenidas Augusto Franco a Francisco José da Fonseca – Gasoduto. As causas estão relacionadas a imprudência e ao desrespeito a sinalização por parte de alguns condutores, que insistem em trafegar acima do limite de velocidade permitido que é de 60 km/h. A informação é da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, que diante desse quadro e atendendo as mais de 30 solicitações da comunidade realizou estudos e a partir desta terça-feira começa a instalar radares na avenida.

A fase de adaptação para os condutores irá durar 30 dias. Depois de serem instalados, os dois radares serão ligados pela Energisa e, em seguida, aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O coordenador de Sinalização da SMTT, Diego Carvalho, ressaltou que serão colocadas na avenida sinalizações que informam que na via há fiscalização eletrônica. “Instalaremos os equipamentos, um em cada lado da via, os condutores passarão pelo período de adaptação e, depois disso, os radares começarão a funcionar, de fato. Frisando que haverá sinalizações na avenida para que toda a população tenha conhecimento de que ali há fiscalização eletrônica”.

O comerciante Moisés Ferreira foi uma das pessoas que solicitou intervenções da SMTT. “Temos visto os agentes de trânsito na via, mas os condutores, infelizmente, não respeitam o limite e passam em altíssima velocidade pela avenida. Quem transita pela Etelvino está com medo porque acidentes acontecem a todo momento. Os condutores, por exemplo, não param na faixa para os pedestres fazerem a travessia e isso é um perigo para todos. Alguma coisa precisa ser feita para garantir a segurança da gente”, declara.

O autônomo Roberto Freire confirma a necessidade de providências no local para a redução dos acidentes. “Já perdi as contas de quantos acidentes vi na avenida. E muitos deles graves. Há sinalizações, mas os condutores não respeitam e o perigo é constante. Por isso, estamos clamando à SMTT que medidas sejam tomadas para termos mais segurança e tranquilidade”, enfatiza.

Segundo o superintendente interino da SMTT, Renato Telles, a instalação da fiscalização eletrônica visa dar mais segurança a pedestres e condutores. “A Etelvino Alves é uma importante avenida para a mobilidade de Aracaju e ela está sinalizada, como determina a legislação, mas, infelizmente, alguns condutores insistem em não obedecer as sinalizações e o limite de velocidade da via, e isso vem causando acidentes. A população tem nos procurado para denunciar esse desrespeito dos condutores e, depois de realizar diversas ações educativas na avenida, analisamos com calma a situação do local e decidimos implantar a fiscalização eletrônica na via para coibir o excesso de velocidade e dar mais segurança e tranquilidade à população, sem interferir, ressalto, na fluidez do trânsito na avenida”, explica.

*Com informações Ascom SMTT

Você pode querer ler também