ARACAJU/SE, 4 de novembro de 2024 , 5:28:22

logoajn1

TCE vai inspecionar obras de pavimentação

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) fará uma série de inspeções técnicas de engenharia em obras de pavimentação asfáltica realizadas pelo Governo do Estado e prefeituras sergipanas. Aprovada pelo colegiado em sessão do Pleno, a ação será executada por meio da Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), e terá a Universidade Federal de Sergipe (UFS) como parceira.

As primeiras obras a receberem inspeções de pavimentação asfáltica serão as do Programa Protransporte, do Governo do Estado, como a duplicação da avenida Euclides Figueiredo e a avenida Etelvino Lima, em Aracaju; além de rodovias construídas com recursos do Programa Proinvest, a exemplo da que liga Japoatã a Propriá. Também serão inspecionados recapeamentos recentes de vias em municípios como Aracaju e Itabaiana, executados pelo poder público local.

Nesta quinta-feira (10),  professores do Departamento de Engenharia da UFS estiveram no Tribunal para conhecer as instalações do laboratório de análise de asfalto. Convênio celebrado entre as duas instituições prevê que os engenheiros do Tribunal sejam treinados pelos docentes da UFS para utilização do maquinário.

“É a nossa primeira vez aqui no laboratório e foi muito bom ver o interesse na montagem do local e na qualificação do pessoal; estamos à disposição para dar apoio no que precisarem”, comentou o professor Fernando Albuquerque, que na visita foi acompanhado pela diretora da Dceos, Ana Stella Barreto Rollemberg Porto, além da coordenadora de Engenharia do Tribunal, Josele Ferreira.

O engenheiro Cássio Dantas, da Dceos, explica que, por meio da parceria com a UFS, as inspeções ficarão mais técnicas e que o objetivo é que, em um futuro próximo, o Tribunal adquira autonomia para inspecionar um maior número de obras.

“As inspeções têm o propósito de orientar os jurisdicionados sobre a correta execução dos pavimentos para que as obras públicas possam ter maior durabilidade do asfalto e uma maior qualidade para que a população possa usufruir. Nosso convênio engloba treinamento dos profissionais do TCE e inspeção in loco, junto aos engenheiros da UFS. O laboratório é peça chave nesse convênio e esperamos, depois de um tempo, ter autonomia para inspecionarmos mais obras pelo Estado”, disse.

Fonte: TCE

Você pode querer ler também