ARACAJU/SE, 22 de abril de 2024 , 17:18:44

logoajn1

Trânsito na “Rotatória do Caju” opera em fase experimental

A obra de reestruturação viária realizada pela Prefeitura de Aracaju, através Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) na avenida Beira Mar, na antiga Rotatória do Caju está em fase de conclusão. Após o término, o local passará a ser chamado de Complexo Viário das Palmeiras.

 

A equipe de sinalização do órgão está instalando os semáforos inteligentes, que possuem câmeras de monitoramento do trânsito. Essa tecnologia permite que os agentes controlem o tempo semafórico a partir da Central de Monitoramento da SMTT. Os novos equipamentos também podem ser programados para tomarem decisões de acordo com o fluxo de veículos. Enquanto os novos equipamentos operam em fase experimental, a pintura da sinalização horizontal é concluída.

 

O tempo de espera nos cruzamentos da região será reduzido, passando da classificação F (mais de 60 segundos de espera) para a classificação E (15 segundos em média durante o dia). Essa redução do tempo dará mais fluidez à via, e consequentemente uma melhora na mobilidade urbana da cidade. Além disso, o ajuste das vias e a reestruturação da rotatória reduz a possibilidade de retenção no cruzamento.

 

De acordo com o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, nos próximos dias a obra será inaugurada e entregue à população pelo prefeito João Alves. "Essa reestruturação viária trará importantes benefícios para a população, como mais segurança para pedestres e ciclistas, já que instalamos um semáforo para pedestres na descida da ponte, e mais fluidez ao trânsito, uma vez que reduzimos o tempo semafórico e instalamos a semafórica inteligente. Trata-se de um avanço significativo para a mobilidade urbana", comemora Nelson.

 

Urbanização

 

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) replantou as cinco palmeiras que tinham sido levadas para o Parque Augusto Franco (Sementeira) e plantou outras 25, além de 14 ipês e cinco árvores pau-brasil. A área de urbanização do Complexo Viário das Palmeiras foi ampliada em mais de 500 metros quadrados.

 

Como parte da obra e em comemoração às Olimpíadas Rio 2016, a Prefeitura presenteou os aracajuanos com o monumento "Olímpia", criado pelo artista plástico Ruy Andrade, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e residente em Aracaju há 16 anos.

 

Segundo o artista, o monumento foi pensado a partir da preocupação de colocar a cidade no patamar de cidades de países desenvolvidos. "O aracajuano deve se orgulhar de mais essa obra de arte que passa a fazer parte da cidade. Eu tenho outras 56 obras em Aracaju e acho que essa está dentre as mais belas que já fiz, nivelando a cidade com outras de países europeus, por exemplo. É uma obra pós-moderna que combina com o espírito jovem e antenado de Aracaju. Os anéis olímpicos também serviram de inspiração. Resolvi colocá-los entrelaçados e com as cores oficiais para que a população logo pudesse reconhecer a referência", afirma Rui Andrade. 

 

Trânsito

 

Com a nova regra de circulação, o condutor que está na avenida Beira Mar, sentido Sul, e deseja retornar no sentido Centro, passa a ter um novo local para a manobra, logo no início do Complexo Viário das Palmeiras. Já o condutor que deseja acessar a ponte Godofredo Diniz, que dá acesso ao bairro Coroa do Meio, cruzará o Complexo aguardando a abertura do sinal localizado na avenida Beira Mar, entre as pistas de sentido sul e sentido norte, passando depois por outro semáforo na cabeceira da ponte.

 

Quem está na ponte Godofredo Diniz, sentido zona Norte, passa a ter a direita livre, parando somente quando o semáforo localizado na descida da ponte for acionado por algum pedestre ou ciclista. Já o cidadão que deseja seguir pela avenida Beira Mar, sentido Sul, deverá aguardar na faixa da esquerda. Esse cruzamento, assim como os anteriores, será controlado pelos semáforos.

 

Fonte: Ascom SMTT

Você pode querer ler também