ARACAJU/SE, 18 de junho de 2024 , 3:43:00

logoajn1

Tremor de terra atinge a região do médio São Francisco

 

Da redação, AJN1

Um tremor de terra atingiu na noite desta segunda-feira (20) as cidades de Itabi, Nossa Senhora das Dores e Gararu. Segundo moradores o abalo foi rápido, mas o suficiente para deixar a população assustada. O evento sísmico considerado de baixa intensidade foi confirmado pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A informação é que este foi o segundo tremor registrado em pouco mais de um mês na região.

O radialista Gilson Neto contou que o fato ocorreu por volta das 20 horas e os moradores de Itabi ficaram temerosos com o abalo, que durou aproximadamente sete segundos. “Esse tremor provocou mexidas em móveis e quem estava sentado em sofás conseguiu sentir um balanço. É uma sensação vindo de baixo da terra”, disse o radialista, que é morador do município.

Segundo o metereologista Overland Amaral, o que vem acontecendo na região do médio São Francisco decorre da falha geológica denominada de “falha do São Francisco”, que passa sentido norte/sul entre Sergipe e Alagoas. “Sempre que acontece o acomodamento das camadas subterrâneas, o atrito resulta nos tremores”, explicou o metereologista.

Overland Amaral ressaltou que nesses eventos a pessoa percebe quadros na parede e lâmpadas balançarem. Apesar do fenômeno ser impactante, não apresenta riscos, pois geralmente o nível não passa de um ou dois graus na escala de Richter.

O Laboratório Sismológico não divulgou a magnitude do tremor, pois é preciso realizar a coleta manual dos dados na base de monitoramento que fica em Canhoba (SE).

Você pode querer ler também