ARACAJU/SE, 15 de abril de 2024 , 9:40:03

logoajn1

Ventania provoca destruição na capital e no interior

Da redação, AJN1

Os fortes ventos que atingiram a capital na manhã deste sábado (24) causaram prejuízos com o destelhamento de casas e de espaços públicos. No mercado Virginia Franco, parte do telhado do setor de hortifruti foi arrancado, provocando corre-corre entre as pessoas que estavam no local, que foi fechado.

Já na Praça João XXIII, ao lado do terminal de integralção do Centro, a estrutura de um telhado caiu sobre dois veículos que passavam pelo local. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) foram acionadas para controlar o trânsito e providenciar a desosbstrução da via. Não há informações sobre feridos.

A informação é que houve registros de destelhamento de casas nos bairros Suissa, Santos Dumont e José Conrado de Araújo.

Na Atalaia Velha, na Barra dos Coqueiros, o vendaval arrastou mesas e cadeiras de bares localizados na praia.Em Capela, parte do telhado do terminal rodoviário foi arrancado.

Alerta

Na manhã deste sábado, a Defesa Civil de Aracaju, emitiu alerta de chuva moderada para as próximas 24h. O aviso ja indicava a possibilidade de ventos fortes e raios. A mensagem foi encaminhada à população através do Serviço SMS 40199.

A medida preventiva tem como base informações atualizadas pelo serviço de previsão meteorológica do sistema ClimAju e centros especializados em meteorologia. Com o alerta em vigor, as equipes permanecem em atenção para atendimento a eventuais demandas e monitoramento.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, ressalta os cuidados necessários em ocasião de ventos e raios. “A população deve evitar transitar próximo às estruturas sucetíveis aos impactos do vento, como por exemplo painéis de publicidade, assim como não devem se abrigar debaixo de árvores ou de coberturas frágeis “, orientou.

O alerta segue em vigor até as 9h45 do domingo (25). Em situação de emergência, é possível acionar a Defesa Civil de Aracaju através do serviço 199, que funciona 24h. Também é possível acionar o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) através do número 193.

Alerta SMS

Para receber os avisos da Defesa Civil basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.

O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP. Com o cadastro, a população tem acesso a informações de maneira antecipada sobre condições que demandam atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no endereço aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da capital.

*Com informaçõs AAN

Você pode querer ler também