Da redação, AJN1
Nesta segunda-feira (23), a Coordenadoria Estadual de Defesa do Consumidor (Procon/SE), órgão ligado à Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc) divulgou o ranking das 10 empresas que foram os alvos das reclamações dos clientes em 2016. Tanto em 2016 quanto em 2015, a Vivo/GVT liderou as queixas. No ano passado foram 695 reclamações, o que corresponde a 10,13% do total, enquanto que em 2015, foram 763, o equivalente a 8,09% dos atendimentos.
Depois da Vivo/GVT, o segundo no ranking de reclamações é o supermercado G. Barbosa, que teve 384 reclamações, o que corresponde a 5,07% do total. No ano passado, a rede supermercadista também se manteve no segundo lugar, com 526 reclamações, ou seja, 5,58%.
Na lista, as novidades são Caixa Econômica Federal (com 171, com 2,49% do total), Banco Bradescard (151, com 2,20% do total) e Net Serviços de Comunicação S/A, com 147 reclamações, o que equivale a 2,14%.
Segundo o diretor do Procon, Andrews Matheus Fernandes Silva, quanto maior o número de clientes de uma empresa, as reclamações também serão crescentes. Ele ressalta que, do total de atendimentos realizados em 2016, 78,8% deles tiveram resolutividade, não precisando ser encaminhado à Justiça.
Entre 2016 e 2015 houve uma queda no número de atendimentos. “Isso pode ter ocorrido porque as pessoas resolveram as pendências diretamente nas lojas, sem a necessidade de recorrerem ao Procon. Os consumidores devem ser dirigir ao Procon sempre que houver necessidade”.
A sede do Procon fica na rua Santa Luzia e funciona, sempre de segunda à sexta-feira, das 8 às 15 horas. A unidade do Shopping Riomar funciona, também de segunda à sexta-feira, das 8 às 17H