- 17/10/2017 - 14:19

Investimento na mentira

No evangelho de Mateus, capítulo 28, versículos 11 a 14, encontramos uma história pouco comentada, mesmo fazendo parte de um evento muito especial, que foi o da ressurreição de Jesus. Trata-se do momento em que os guardas, após terem presenciado o milagre da ressurreição, levaram o fato ao conhecimento das autoridades eclesiasticas. Estes, por sua vez, não podendo admitir para todos que erraram ao crucificar Jesus, resolveram subornar os guardas, dando a eles uma grande soma em dinheiro para que, a partir daquele momento, divulgassem uma mentira, ou seja, eles deveriam dizer que, enquanto estavam dormindo, os discipulos de Jesus foram e roubaram o corpo. Com isso, estariam dando uma versão mentirosa para o desaparecimento do corpo de Jesus. Os soldados aceitaram essa proposta e assim foi feito. Dessa forma, uma mentira foi espalhada. Mas quero lembrar-lhes que houve um grande investimento nessa mentira, já que os soldados receberam grande soma em dinheiro.
Para que a Bíblia Sagrada cumpra seu papel de abençoar nossas vidas, é preciso que a contextualizemos. Ao fazermos uma analogia dessa história com os dias atuais, percebemos que um grande investimento na mentira continua acontecendo. Vamos, então, lembrar da definição de mentira: Mentira é a afirmação de algo que se sabe ou suspeita ser falso; ocultação da verdade ou negação do conhecimento sobre alguma coisa que é verdadeira. A mentira é o ato de mentir, enganar, iludir ou ludibriar. Observe como isso tem se repetido. Quanto investimento na ilusão! Vejam que nos tentam vender as coisas como se elas fossem solucionar todos os problemas da nossa vida. Os anúncios Tabajara “seus problemas acabaram”. Dificilmente se observa sinceridade na oferta dos produtos. Acho curioso que as propagandas de medicamentos prometam alívios imediatos e cura, e no final, numa velocidade absurda, uma frase diz que “em caso de permanência dos sintomas devemos procurar o médico”. Produtos de beleza anunciam milagres de rejuvenescimento; produtos para emagrecer vão operar milagres; e falam tudo isso sem nenhum compromisso com a verdade. Já imaginou o investimento que é feito nos shows? E qual a duração daquela alegria? O que fica? O que permanence? E, na verdade, a crítica não é quanto ao show em si, mas ao que é vendido, como se aquilo fosse a melhor coisa do mundo.
Assim como desde a época de Jesus havia investimento na mentira, infelizmente isso continua existindo nos dias de hoje, seja na religião, na política, nas empresas e até mesmo nas famílias. Mas quando se trata de verdades, o investimento é menor ou nem mesmo existe. Pouco se sabe sobre pessoas abnegadas que estão dedicando suas vidas a causas que de fato valem a pena, talvez porque isso não venha dar Ibope.
Trazendo isso para sua vida, como são os seus investimentos, tanto os financeiros como os demais, como tempo ou atenção. A que ou a quem você tem dedicado os seus investimentos? Quero te levar a refletir nessas questões. Pare pra pensar e, então, canalize de forma sábia todos os investimentos que se possa fazer na vida.
Um abraço, Jesus abençoe sua vida e até a próxima oportunidade se Deus disser que sim.