CAOS - 11/07/2019 - 17:38

Barragem transborda e bloqueia trecho da BR-235 que liga Bahia a Sergipe

Foto: Divulgação/PRF/BA

Da redação, AJN1

O km 25 da BR-235, que liga os municípios de Carira (SE) e Coronel João Sá (BA), está interditado devido ao rompimento, na manhã desta quinta-feira (11), de uma barragem localizada no povoado Quatide, em Pedro Alexandre, território baiano. A forte chuva que cai na região contribuiu para o rompimento da estrutura, segundo a Defesa Civil da Bahia.

A Polícia Rodoviária Federal da Bahia (PRF-BA) confirmou que a BR-235, no trecho de fronteira com Sergipe, está tomada por lama e água. A AJN1 conversou com a assessoria de comunicação da PRF de Sergipe, a qual confirmou que o km 25 da rodovia está interditado por alagamento.

Não afetará Sergipe

Após o rompimento da barragens, muitas informações desencontradas foram disseminadas pelas redes sociais, uma delas é de que a água da barragem rompida na Bahia chegaria em terras sergipanas, possibilidade rechaçada pela Defesa Civil de Sergipe.

“Assim que receberam as informações sobre o acontecido, as equipes técnicas da Defesa Civil avaliaram a situação e concluíram que, por se tratar de uma estrutura de pequeno porte, não oferece risco potencial para Sergipe. Ainda que as águas cheguem ao Vaza Barris, elas devem ser diluídas ao longo do curso do rio, sem grandes alterações nos níveis”, explicou cel. Alexandre, diretor do Depec.

O governador Belivaldo Chagas recebeu a ligação do governador da Bahia, Rui Costa, que informou que as equipes de segurança seguem monitorando todas as áreas do entorno da barragem, assim como fazem as equipes de Defesa Civil em Sergipe em relação aos municípios que margeiam o rio.