ARACAJU/SE, 2 de outubro de 2024 , 1:24:44

logoajn1

Eclipse, meteoro e cometa: confira o calendário espacial de outubro

 

Em outubro, celebra-se a Semana Mundial do Espaço, em comemoração ao lançamento do primeiro satélite espacial, o soviético Sputnik. No céu, teremos grandes atrações, com destaque para a passagem do cometa C/2023 A3 e a chuva de meteoros Orionídeos. Veja abaixo os principais motivos para ficar de olho no céu noturno neste mês.

Na sombra da Lua

O Sol e a Lua alinham-se perfeitamente nesta data, resultando num eclipse solar anular observável do Chile e Argentina – chamado eclipse “anel de fogo”. No Brasil, será possível observar o fenômeno como um eclipse parcial nos estados das regiões Sul, Sudeste e do MS. É essencial usar proteção adequada. O máximo é às 17:42.

Cometa do Século?

O cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) faz nessa data a sua maior aproximação com a Terra. Olhe para o horizonte Oeste cerca de meia hora após o pôr-do-sol. Quanto mais escuro o local da observação, maiores a chances de enxergar bem o cometa.

Encontro em Aquário

No começo da noite, a Lua e Saturno ficam lado a lado no céu. Quem tiver um telescópio poderá aproveitar para observar o planeta dos aneis em todo o seu esplendor.

Poeira Cósmica

Os meteoros Orionídeos são provocados pela poeira deixada pelo cometa Halley em suas passagens anteriores. Num local escuro, olhe na direção da constelação de Orion, onde estão as Três Marias. O melhor horário é a partir das 2h.

Fonte: Galileu

 

 

Você pode querer ler também