ARACAJU/SE, 16 de abril de 2024 , 0:26:35

logoajn1

Conta de energia elétrica ficará 5,24% mais cara para os sergipanos a partir desta sexta

Da redação, AJN1

 

A partir de hoje (22), a conta de energia elétrica ficará mais cara: 5,24% na média ponderada. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário anual para a empresa Energisa. Para os consumidores residenciais o aumento será de 5,55% e para as indústrias de 4,74%.

 

De acordo com o assessor de comunicação da Energisa, André Brito, o reajuste será repassado para todos os 760 mil clientes da empresa, distribuídos em 63 municípios de Sergipe. 

 

“Autorizado na última terça-feira (19), o reajuste será repassado para todos os clientes da Energisa. Esse reajuste tarifário acontece todos os anos e, desta vez, a média ponderada do aumento será de 5,24%. Para os consumidores residenciais, que são a maioria dos clientes, será de 5,55%, que são os considerados de baixa tensão, e de 4,74% para as indústrias, que são de alta e média tensão”, explica.

 

O reajuste tarifário, conforme cartilha da Aneel, considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais. E os custos típicos da atividade de distribuição são atualizados com base no Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M).

 

Reajuste em ascensão

 

Somente em 2015, foram feitos três reajustes na conta de energia elétrica dos sergipanos. O primeiro foi para a inserção das bandeiras tarifárias, o segundo foi para o reajuste extraordinário e o terceiro o reajuste anual, totalizando um aumento de 50% na conta.

 

“Em 2015 tivemos três alterações na conta, sendo que um deles foi um reajuste extraordinário, aprovado pelo Governo Federal. Todos os reajustes dependem da Aneel, mas, por enquanto, não há previsão de outros reajustes para este ano”, explica o assessor.

Você pode querer ler também