ARACAJU/SE, 16 de abril de 2024 , 22:41:57

logoajn1

Mais de 157 mil sergipanos já declararam o Imposto de Renda

Da redação, AJN1

 

A Receita Federal em Sergipe informou que já foram enviadas mais de 157 mil declarações do Imposto de Renda Pessoas Física 2016. O prazo termina hoje (29), às 23h59, horário de Brasília. Ainda faltam declarar quase 50 mil pessoas no Estado.

 

Quem perder o prazo de entrega estará sujeito a multa de R$ 165,74 ou 1% do imposto devido por mês de atraso, prevalecendo o maior valor. A multa máxima pode chegar a 20% do imposto devido.

 

De acordo com o coordenador da Receita Federal em Sergipe, Nilson Lima, os contribuintes devem se apressar antes que o sistema apresente pane horas antes do encerramento. “Alerto para não deixar para última hora, porque o sistema, normalmente, dá pane. Só tem hoje até às 23h59 e não dá mais para protelar. Quem não declarar, vai pagar multa”.

 

No caso do contribuinte que não fez a declaração porque não está com um documento específico em mãos, Nilson orienta fazer a declaração mesmo assim para, depois, retificar. “Oriento que entregue a declaração do jeito que se encontra e tão logo providencie a documentação para depois fazer a declaração retificadora quando for notificado pela Receita Federal para justificar, senão pagará multa. O programa da Receita é muito fácil”, ponderou.

 

Nacional

 

A Receita Federal informou que, até as 15 horas de hoje (29), foram enviadas 25,6 milhões declarações do Imposto de Renda em todo o Brasil. Mais de 2,8 milhões de contribuintes não entregaram as informações. A estimativa inicial do Supervisor da Imposto de Renda, Joaquim Adir, era receber 28,5 milhões de declarações este ano, mas ele admite que o número pode ser menor. 

Você pode querer ler também