ARACAJU/SE, 21 de maio de 2024 , 7:50:44

logoajn1

Maria do Carmo defende participação e poder das mulheres durante conferência

“Mais direitos, participação e poder para as Mulheres”. Este foi o tema discutido na 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres que ocorreu na quinta-feira (30), no auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, em Aracaju. Dentre as presenças, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou a importância da discussão e lembrou que este assunto tem bastante repercussão no Congresso Nacional.

 

“Esse evento é extremamente oportuno, sobretudo, quando estamos discutindo, no Congresso Nacional e em outras instâncias de poder e de decisão, a participação da mulher nos espaços de poder e na militância política”, disse a senadora.

 

Para Maria do Carmo, a Conferência vem bem a calhar com a discussão que acontece no Congresso Nacional, em torno do assunto. Ela citou como exemplo o fato de, agora em julho, a Comissão da Reforma Política do Senado ter aprovado a proposta de inclusão de cotas para gênero, acatando sugestão da bancada feminina, segundo a qual são reservadas, no mínimo, 10% das vagas nos Parlamentos para as mulheres.

 

Mulher na Política

 

Na oportunidade, Maria do Carmo ressaltou ainda a campanha “Mais Mulher na Política: a Reforma que o Brasil precisa”, que será lançada nó próximo dia 17, a partir das 9h, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, sob a sua coordenação.

 

“Embora tenha sido uma cota criada para evitar a sub-representatividade política entre gêneros, sabemos que a mulher será beneficiada com essa medida”, afirmou a senadora, ao cumprimentar e parabenizar todas as organizadoras e presentes ao evento, na pessoa da promotora de Justiça aposentada, Adélia Moreira Pessoa, que preside várias entidades, entre as quais a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SE) e o Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Aracaju.

 

Participação

 

Além de Adélia e de Maira do Carmo, a Conferência contou com a participação de representantes de vários segmentos, como Tatau Godinho, da Secretaria de Política para as Mulheres, do Governo Federal; a promotora da Justiça, Cecilia Nogueira Barreto, a diretora técnica do Tribunal de Contas de Sergipe, a filósofa e professora Marcia Tiburi, a quem coube proferir palestra, abordando a questão da mulher, além de mulheres de variados segmentos sociais.

 

A senadora Maria do Carmo / Foto: Diógenes Di/CS

Você pode querer ler também