ARACAJU/SE, 20 de abril de 2024 , 7:21:44

logoajn1

Hospital São José volta a atender pacientes do SUS

Da redação, AJN1

 

A direção do Hospital São José confirmou no final da tarde desta sexta-feira (19), que recebeu das secretarias Municicipal e Estadual de Saúde, R$ 550 mil e R$ 162 mil, respectivamente, como pagamento referente à parcela do repasse do co-financiamento, que ajuda a manter os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, a instituição decidiu reabrir as portas para o atendimento a pacientes, que estava suspenso desde as primeiras horas da manhã de hoje. 

 

De acordo com o representante da unidade de saúde, Fúlvio Leite, o pagamento desta primeira parcela representa o compromisso das secretarias municipal e estadual de saúde, além da direção do hospital, em ver funcionando o sistema para não prejudicar os usuários.

 

“Estamos retornando porque essa parcela que entrou hoje, para nós, demonstra a boa vontade dos gestores. Em contrapartida, o hospital também não quer que o usuário sofra com a falta de atendimento”, disse.

 

Segundo Fúlvio, na próxima segunda-feira (22), haverá outra reunião com os secretários para definir como fica o pagamento das parcelas futuras. “O que nós deixamos claro para eles é que, na segunda, queremos saber como ficará o restante dos pagamentos. Essas respostas serão respondidas no próximo dia 22”.

 

Nova suspensão

 

Fúlvio Leite não esconde a possibilidade dos serviços serem suspensos novamente. “Infelizmente, corre o risco, sim, de ter uma segunda paralisação, caso não haja pagamento futuro. Por lei, o município de Aracaju possui a gestão plena em saúde. Tudo o que diz respeito ao SUS, quem tem a gestão é a Prefeitura de Aracaju. O Estado entra com o co-financiamento, porque quando não há especialidades orfertadas a pacientes do interior, o governo encaminha para a capital, então o Estado faz uso do sistema SUS e repassa essa verba à Prefeitura”, explica Fúlvio.

 

 

Você pode querer ler também