ARACAJU/SE, 13 de novembro de 2024 , 19:48:24

logoajn1

O autismo e a experiência odontológica

*Por Grazielli Meneses Brito

 

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento. Para indivíduos com autismo, visitas ao dentista podem ser desafiadoras devido a sensibilidades sensoriais e dificuldades na comunicação. Portanto, é essencial que os profissionais da Odontologia adotem abordagens sensíveis e adaptativas para garantir um ambiente confortável e seguro para eles.

É fundamental estabelecer uma atmosfera tranquila e previsível no consultório odontológico. Isso pode envolver a criação de rotinas claras, uma conversa com uma linguagem adaptada sobre o que esperar durante o exame ou tratamento juntamente com uma abordagem específica para atender às necessidades individuais de cada paciente. Isso pode incluir o uso de linguagem simples e direta, ou formas não convencionais de comunicação, como gestos ou dispositivos de assistência.

Luzes brilhantes, ruídos altos e texturas diferentes podem causar algum desconforto, por isso muitas vezes os profissionais de odontologia podem fazer ajustes em seu atendimento, como a redução da intensidade da luz, fazer uso de fone de ouvidos e até mesmo de cobertores para tornar a experiencia no dentista mais agradável. Muitos pacientes autistas se beneficiam de estratégias de preparação visual, como cartões de comunicação ou vídeos explicativos, para ajudá-los a entender e se preparar para a experiência odontológica.

Durante o mês de abril, celebramos o mês do autismo, um período dedicado a aumentar a conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA) e promover a inclusão de indivíduos autistas em todos os aspectos da vida. Esta é uma oportunidade importante para educar a sociedade sobre as necessidades e habilidades das pessoas com autismo, além de destacar a importância do seu acolhimento e apoio.

É uma oportunidade para reforçar a importância da defesa dos seus direitos, criando e promovendo cada vez mais políticas públicas que garantam acesso igualitário aos serviços de saúde, educação e emprego, bem como a eliminação de estigmas e discriminação envolvendo essa condição. É também um momento para celebrar a diversidade e reconhecer as contribuições e desafios que essas pessoas trazem para a nossa sociedade. Dessa forma poderemos construir um mundo onde todos, independente da sua condição física ou neurológica, sintam-se incluídos e acolhidos.

*Cirurgiã-dentista, especialista em ortodontia, doutoranda em Saúde Pública, presidente da Comissão de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (OPNE) do CRO-SE. (CROSE 1193).

 

60 anos do Sistema Conselhos

Na terça e quarta-feira (09 e 10), o CRO-SE esteve representado em Brasília nas agendas comemorativas aos 60 anos do CFO e do Sistema Conselhos, que marcaram também um importante movimento de incidência política. A agenda foi iniciada com Sessão Solene na Câmara dos Deputados, teve continuidade com visita aos gabinetes de parlamentares sergipanos para sensibilização à pauta do piso salarial, passou pela Solenidade Oficial dos 60 anos do CFO, pelo lançamento de selo especial dos Correios, pela entrega de medalha comemorativa, e culminou com o lançamento da Frente Parlamentar da Odontologia na Câmara dos Deputados.

 

Nova identidade profissional

O novo modelo de identidade profissional da Odontologia, em policarbonato, já está sendo impresso pelo CFO e as entregas já começaram a ser feitas aos cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares que possuem carteira digital (CFO_ID) em todo o país. A mudança busca modernizar e unificar o processo de emissão da carteira, que será entregue gratuitamente nas residências dos profissionais com inscrição principal definitiva, que tenham CFO_ID com foto validada. Profissionais com inscrição provisória utilizarão a cédula digital disponibilizada via CFO_ID. Em breve, o aplicativo CFO_ID permitirá a consulta do status da impressão, postagem e entrega.

 

Laura Amazonas no Giro Sergipe

A história da primeira mulher graduada em Sergipe, a cirurgiã-dentista Laura Amazonas, foi tema do Programa Giro Sergipe do último sábado. A conselheira-secretária do CRO-SE, Valéria Quintela, concedeu entrevista ao programa, contando um pouco do que descobriu durante a pesquisa sobre a qual se debruçou e que levou o CRO-SE a decidir dar o nome desta mulher notável ao Prêmio CRO Mulher a partir deste ano. O vídeo do programa pode ser conferido no site do gshow.