ARACAJU/SE, 28 de abril de 2024 , 5:54:48

logoajn1

Sua gengiva sangra ao usar o fio dental? Saiba o que fazer

*Por Larissa Luduvice

Muitos pacientes relatam não saber usar o fio dental, já que a sua gengiva sangra toda vez que passa. O erro, muitas vezes, está em parar de usar o fio dental por achar que está machucando quando, na verdade, esse sangramento indica inflamação e a presença de bactérias naquele local.

Se a sua gengiva persiste no sangramento, a primeira dica é: não pare de passar o fio dental. Continue usando todos os dias, de forma cuidadosa, pelo menos uma vez ao dia antes da escovação – que precisa ser feita, no mínimo, três vezes ao dia.

A segunda dica é fazer limpezas/raspagens recorrentes no consultório odontológico, no mínimo, duas vezes ao ano. A terceira dica é procurar o dentista para consulta e tratamento adequado.

Sangramento gengival não é sinal de boca saudável; indica gengivite, que pode ser revertida inicialmente, mas se não for tratada, evolui para a Periodontite – doença que afeta a parte óssea, prejudicando a sustentação do dente.

Nenhuma doença da gengiva precisa evoluir até esse ponto, não é mesmo? Então lembre-se que a prevenção começa com uma boa higiene oral. Por isso, não deixe de usar o fio dental, nem de visitar o seu dentista.

*É Cirurgiã-dentista, graduada pela Universidade Federal de Sergipe – UFS Lagarto, com atuação em periodontia e estética dental e facial. CRO-SE nº 3453.

 

CRO-SE no CES

Na última semana, o CRO-SE foi reeleito como representante da Odontologia no Conselho Estadual de Saúde (CES), juntamente com o Sinodonto e a ABO SE. Representarão o CRO-SE no CES no próximo biênio os cirurgiões-dentistas Alisson Almeida (titular) e Valeria Mota Quintela (suplente). O CES é um órgão de controle social, destinado a garantir a participação da sociedade na gestão das políticas públicas de saúde. Ocupando uma cadeira, o CRO-SE amplia suas possibilidades de atuação pelo aprimoramento da Saúde Bucal em Sergipe.

 

Isenção

O Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) reforça, para os profissionais da Odontologia, que existe a possibilidade de obtenção de isenção da anuidade 2024 para Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), aquela constituída por uma única pessoa ou por um único sócio. No site https://crose.org.br/isencao-anuidade-2024 conferir as condições que dão direito ao profissional de solicitar a isenção, até a data limite de 31 de março de 2024, e o passo a passo de como fazer a solicitação.

 

CIOSP I

Durante o 41° Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), que se encerrou no último sábado (27), a Arena CFO foi o epicentro de muitos acontecimentos, entre palestras, lançamentos e novas diretrizes para a Odontologia Brasileira. Sergipe esteve representado através do CRO-SE, que se fez presente, tendo a oportunidade de planejar novas ações e promover trocas de experiências administrativas com outros Regionais.

 

CIOSP II

No evento, o CFO lançou a campanhas dos 60 anos do Sistema Conselhos; a campanha de internacionalização da Odontologia, que vai exportar serviços de cirurgiões-dentistas brasileiros para diversos países; e deu início de uma nova etapa da mobilização contra a proposta de criação de cursos de educação à distância (EAD) na Odontologia com o lançamento de um abaixo-assinado digital, que será entregue ao MEC para demonstrar a rejeição da sociedade à proposta.