ARACAJU/SE, 28 de outubro de 2024 , 2:15:47

logoajn1

Aprovado PL que autoriza pagamento do 13º por empréstimo

Da redação, AJN1

 

Pelo segundo ano consecutivo, o governo do Estado não tem dinheiro para pagar o 13º salário dos servidores. Com o objetivo de tentar solucionar o problema, que tem tirado o sono do funcionalismo, o governador Jackson Barreto, repetindo a manobra utilizada ano passado, enviou um Projeto de Lei (PL) à Assembleia Legislativa pedindo autorização para que os servidores façam empréstimos no Banco do Estado de Sergipe (Banese), no valor da gratificação natalina que têm a receber. Quem pagará a conta, segundo o PL, será o próprio governo, em parcelas e juros suaves.

 

Liderada pelo deputado Francisco Gualberto (PT), a bancada de situação garantiu o trâmite e aprovação da matéria nas comissões temáticas e no plenário da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (8). “É uma medida encontrada pelo nosso governo para garantir que o servidor receba o seu décimo terceiro sem problemas. Dessa forma, Sergipe será o único estado do Brasil que pode anunciar que o dinheiro do 13º está garantido no banco. Todos os estados passam por crise financeira, mas o governador Jackson Barreto buscou uma forma de garantir o pagamento se prejuízo para o servidor público”, disse Gualberto.

 

Sintrase

 

O presidente do Sindicato dos Servidores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase), Diego Araújo, criticou novamente o projeto. “Vamos entrar com algumas medidas para barrar esse projeto, que desrespeita o servidor, obrigando-o a fazer empréstimo. Se o governo quer conceder empréstimo, que use o nome do próprio governo e não do servidor”.

 

Você pode querer ler também