ARACAJU/SE, 2 de maio de 2024 , 2:23:20

logoajn1

Crianças fugiram ao ouvir militares na selva, diz avô

 

As quatro crianças indígenas que passaram 40 dias desaparecidas na selva colombiana após sobreviverem a um acidente de avião se esconderam e fugiram ao ouvir gritos dos militares que buscavam por eles, disse neste domingo (11) o avô delas.

As crianças, que têm idade entre 1 e 13 anos e são irmãs, foram encontradas com vida na sexta-feira (11), após uma operação histórica de centenas de militares, indígenas e voluntários que mobilizou toda a Colômbia. Elas estavam em um avião que caiu sobre a selva, matando a mãe das crianças e mais dois adultos.

“Eles ficaram com medo (dos gritos), além dos cachorros. Se escondiam nos troncos das árvores ou corriam”, afirmou à rádio colombiana Caracol um dos avôs das crianças Fidencio Valencia.

Os próprios militares afirmaram que, por diversas vezes, chegaram a passar a uma distância de apenas 20 metros de onde as crianças estavam, mas não as encontraram. Foi só na sexta, quando elas já estavam muito fracas e não conseguiam andar, que o grupo foi por fim localizado.

Em uma fase da busca, os militares chegaram a reproduzir, em megafones, uma mensagem gravada pela avó dos irmãos na qual ela pedia, em espanhol e no idioma da etnia uitoto, a qual pertencem, que eles permanecessem onde estavam e não fugissem.

Os quatro irmãos – Lesly Jacobombaire Mucutuy, de 13 años, Soleiny Jacobombaire Mucutuy, de 9 años, Tien Noriel Ronoque Mucutuy, de 4 años, e Cristin Neriman Ranoque Mucutuy, de 1 ano – estão hospitalizados em Bogotá mas não correm risco de vida, segundo o governo colombiano.

Fonte: G1

Você pode querer ler também