ARACAJU/SE, 15 de maio de 2024 , 15:42:03

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Universidade sergipana recebe 2º colocação no Prêmio Educador Transformador

 

 

O prêmio é uma iniciativa que reconhece e celebra educadores que se destacam por suas práticas inovadoras

Com o intuito de valorizar professores do ensino público e privado que se destacam por suas práticas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ou aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Prêmio Educador Transformador se apresenta como uma iniciativa de grande valia. Inaugurado em 2019 pelo Instituto Significare e pela Bett Brasil, tornou-se pioneiro na disseminação do conceito de Educação Transformadora no Brasil, emergindo como um dos principais eventos educacionais do país, contando com a parceria do Sebrae.

Na última edição, foram submetidos mais de mil projetos, e dentre eles, o projeto “Linguagem II- para além da sala de aula, construindo pontes”, elaborado pela Professora Alana Vasconcelos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) da Universidade Tiradentes (Unit), foi selecionado na Etapa Estadual, na categoria de Ensino Superior, conquistando o 2º lugar geral, recebendo o selo e a certificação.

“O projeto submetido foi desenvolvido no âmbito do componente curricular de Linguagem II dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, nos quais os estudantes conceberam uma campanha educativa sobre os ODS, oportunizando a integração de reflexões críticas e práticas criativas contemporâneas em um ambiente de aprendizado colaborativo”, destaca a professora Alana.

Interdisciplinaridade, inclusão e colaboração

Alana ressalta que, ao analisar a atividade proposta, ficou claro o papel fundamental desempenhado pela interdisciplinaridade. “Essa abordagem permitiu que os alunos explorassem a convergência de diferentes disciplinas, aplicando conceitos de maneira prática e integrada. Além disso, a inclusão foi um aspecto notório, uma vez que a atividade envolveu tanto estudantes atípicos quanto típicos, fomentando um ambiente de aprendizado genuinamente inclusivo, no qual todos contribuíram para o processo educativo”, destaca.

A colaboração e a conexão também se sobressaíram, sendo perceptíveis desde o início da atividade, quando os alunos tiveram a oportunidade de se apresentar e descobrir as habilidades uns dos outros. Além disso, a reflexão crítica foi parte essencial da atividade, desafiando os alunos a refletirem sobre questões profundas, como o papel deles no mundo e a responsabilidade profissional diante da transformação da sociedade. “Essa abordagem estimulou o pensamento crítico e a consciência social dos estudantes, enriquecendo significativamente a experiência educacional proporcionada”, sublinha.

Segundo o estudante do 3º período de Jornalismo e participante do projeto, Douglas Samuel Sena, o desafio de criar um vídeo abordando o tema da fome zero e agricultura sustentável foi uma experiência enriquecedora e transformadora. O grupo no qual participou foi sorteado para o segundo objetivo cujo preceito é “Fome zero e agricultura sustentável.

“Confesso que foi desafiador para todos os cinco integrantes da equipe. Utilizamos todo o semestre para finalizar a atividade, que se dividiu entre elaborar a parte escrita e o roteiro, e partir para as gravações e edições. Por fim, nós e os outros grupos apresentamos nossos trabalhos, os quais foram muito criativos. Deu trabalho, mas valeu a pena”, relembra Douglas.

Etapas do projeto

As etapas do projeto envolveram diversas atividades que contribuíram de forma significativa para o resultado final. “Primeiramente fomos orientados a elaborar um roteiro para uma propaganda publicitária que tivesse como base um dos ODS. Após a entrega do roteiro, fomos avaliados pela professora, que nos trouxe sugestões para aprimorar nosso trabalho”, explica o estudante de Jornalismo.

Posteriormente, a equipe se dirigiu ao Parque da Cidade durante dois dias para realizar a gravação do vídeo, escolhendo esse ambiente como cenário para representar a ideia de sustentabilidade e agricultura sustentável proposta. A escolha do local evidencia o cuidado em transmitir visualmente os conceitos abordados e reforçar a mensagem de maneira mais tangível.

Por fim, a etapa de edição do vídeo antecedeu sua entrega à professora. “Acredito que por meio das pesquisas relacionadas ao tema proposto e da concretização do vídeo, pudemos conhecer e refletir sobre a sustentabilidade e como podemos contribuir para um mundo melhor, por meio do compartilhamento de nossa campanha”, explica.

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