ARACAJU/SE, 27 de abril de 2024 , 6:24:27

logoajn1

Economia Solidária tem espaço garantido na Vila da Páscoa Iluminada

 

A comemoração na Vila da Páscoa Iluminada, na região dos lagos de Orla de Atalaia, em Aracaju, é diversa, e os sabores da gastronomia sergipana também têm espaço reservado na praça de alimentação montada no evento realizado pelo Governo do Estado. Na área, é possível, além de conhecer a culinária local, partilhar boas memórias com a família e amigos.

Ao todo, oito barracas possibilitam a presença de empreendedores da Economia Solidária, selecionados pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), ofertando um menu variado para atender a todos os paladares. Do tradicional beijú de tapioca, passando pelo crepe suíço, até sobremesas de chocolate e o café para acompanhar, a diversidade é grande.

Há cerca de 20 anos, a empreendedora Cristiane Figueiredo trabalha como tapioqueira. Para ela, eventos como a Vila da Páscoa têm representado um incremento importante na renda familiar. Ela já tem experiência com os editais lançados pela Secretaria do Trabalho e também participou do Natal Iluminado da Praça Fausto Cardoso e da Vila do Natal Iluminado na Orla, e agora aprova a iniciativa voltada para o período pascoal.

“Ninguém tem o que reclamar, todos os dias está excelente o movimento. Desde o Natal para cá, para mim foi mais que uma renda extra, foi o carro chefe da minha casa, porque estava precisando muito no momento. O que eu tenho adquirido nos eventos que o governo está realizando, para mim, é o que está sustentando a casa, e está maravilhoso. Que venham mais”, revelou.

Desde o dia 8 de março, quando teve início a programação da Vila da Páscoa, a movimentação dos visitantes, sergipanos e turistas tem agradado aos comerciantes, tanto nos finais de semana quanto nos outros dias. Nesta terça-feira (26), não foi diferente.

A jovem Kimberly Gabrielly veio da cidade de Pacatuba, juntamente com sua auxiliar, Patrícia Bomfim, para comercializar alimentos salgados e doces, e confirma a mesma percepção. “Desde o primeiro dia, o movimento está sendo bom, valeu a pena me inscrever”, conta ela, que também já se inscreveu em outros editais e esteve presente nas ações promovidas pelo governo estadual.

Dentro da Seteem, a diretoria de Economia Solidária atua para que esses empreendedores saiam cada vez mais fortalecidos de realizações como a Vila da Páscoa Iluminada. Vale destacar que nenhum deles tem custos ou taxas para participar e comercializar seus produtos.

“Além disso, se busca aquecer a economia de forma geral, criando oportunidade para aqueles empreendedores que não têm uma renda fixa, cuja participação em eventos como a Vila da Páscoa Iluminada é de grande importância”, pontua a diretora de Economia Solidária da Seteem, Elayne Araújo.

A confeiteira Arlete Mendonça atua no ramo há quase sete anos e conta que a Vila da Páscoa é também uma grande vitrine para seus produtos e um ganho para além do evento. “Para mim, está sendo maravilhoso, porque estou expondo meu trabalho, e é uma oportunidade única estar aqui. É um projeto muito bom que o governo tem oferecido, que nos dá uma renda extra. Para quem é mãe e pai de família, não tem nada melhor”, ressalta a empreendedora.

Fonte: Secom

Você pode querer ler também