ARACAJU/SE, 16 de maio de 2024 , 18:13:14

logoajn1

Familiares e amigos se despedem de Maria Feliciana, a ‘Rainha da Altura’

 

O corpo de Maria Feliciana dos Santos, 77, foi sepultado na tarde deste domingo (28) no cemitério da Cruz Vermelha, em Aracaju, que foi acompanhado por familiares, amigos e admiradores. A despedida da notável sergipana, que ficou conhecida nacionamente como a mulher mais alta do mundo, foi marcado por homenagens embaladas pelo forró de artistas sergipanos.

Maria Feliciana morreu no sábado (27), em um hospital particular, onde estava internada para tratamento de problemas de saúde.

O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias. O Decreto n° 678 reconhece a importância de Maria Feliciana na divulgação de Sergipe, da cultura local, elevando o nome do estado, cuja história de vida ficou eternizada na memória dos sergipanos.

Conhecida nacionalmente pelos seus 2,25 metros de altura, Maria Feliciana ganhou notoriedade por ter sido uma das mulheres mais altas do mundo durante a década de 1960. Seu nome foi emprestado ao prédio mais alto do estado, o Edifício Estado de Sergipe, localizado no centro de Aracaju, onde funcionou a primeira sede do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

Além de dar nome ao icônico edifício, a sergipana do município de Amparo do São Francisco foi homenageada pelo Estado de outras diversas maneiras, a exemplo da escultura de bronze em tamanho real, instalada desde o ano de 2022 no Museu da Gente Sergipana, também na capital. A obra foi produzida pelo artista sergipano Elias Santos.

Por meio das redes sociais, o governador em exercício, Jeferson Andrade, expressou pesar pelo falecimento da sergipana. “Como governador interino, decreto luto oficial de três dias pelo falecimento de Maria  Feliciana. A rainha das alturas foi destaque no programa do Chacrinha com seus 2,25 metros e levou a cultura popular de nosso estado por onde passou. Descanse em paz”, escreveu o gestor.

 

Você pode querer ler também