Franquias miram no nordeste para plano de expansão

O nordeste brasileiro tem atraído olhares de grandes marcas que planejam seguir com seus planos de expansão. Em dados divulgados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising-, sobre o desempenho das franquias no segundo trimestre de 2021, a região ficou em terceiro lugar no faturamento e números de unidades, tornando-se um mercado com grande potencial de crescimento econômico.

No primeiro semestre de 2021, o nordeste teve um crescimento de 8% no número de unidades quando comparado ao mesmo período de 2020, passando de 23.589  para 25.457. Em relação ao faturamento, a variação foi maior: 22%, aumentando de R$9 bilhões para R$12 bilhões no mesmo período. Com esses números, as marcas já consolidadas em outros estados estão mirando a região para abrir mais unidades.

Fundada em  São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a OdontoCompany, maior rede de clínicas odontológicas do mundo, é um exemplo de grande empresa que está focada em crescer no nordeste do país. Atualmente a marca conta com 221 unidades na região, entre vendidas e inauguradas, sendo 31 na Bahia, 10 em Pernambuco, 21 no Ceará, 113 no Maranhão, sete na Paraíba, três em Alagoas, cinco no Rio Grande do Norte, três em Sergipe e 28 no Piauí. Para acelerar este crescimento, a marca adotou algumas políticas exclusivas de desconto para novos franqueados na região.

Já a rede do Paraná Sofá Novo de Novo, que entrou para o franchising em fevereiro do ano passado, viu o negócio despontar e já contabiliza 44 unidades, além de prever para 2021 um faturamento de R$10 milhões. A franquia de higienização e impermeabilização de estofados deseja expandir para o nordeste e até 2022 abrir 15 unidades na região. O investimento inicial é de R$25.900 e o interessado passa por uma série de cursos de formação e treinamento e logo já passa a operar, com respaldo de prospecção da franqueadora.

Outra grande marca do Paraná, a Anjos Colchões & Sofás já possui nove unidades no nordeste e deseja abrir mais 40 até o final de 2022. A rede especializada em sofás e colchões e referência no segmento, que tem como investimento inicial o valor de R$300 mil, está presente em 15 estados do país com 150 lojas.

Com origem em São Bernardo do Campo, São Paulo, a Emagrecentro, uma das maiores redes de emagrecimento e estética corporal do Brasil, também tem uma presença forte no nordeste. Hoje a marca está presente em Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba e  Rio Grande do Norte. A microfranquia, que tem um investimento total a partir de 100 mil reais, estima que a região tem capacidade de receber mais 50 operações no próximo ano.

Voltado para os públicos das classes B e C, a rede de colégios Luminova é destaque no segmento de educação por oferecer um ensino de qualidade com mensalidade low cost, ou seja, de baixo custo. Nasceu em São Paulo e vai inaugurar no ano que vem a primeira unidade fora do estado, uma operação que será em Natal, no Rio Grande do Norte. Nos próximos cinco anos, a marca projeta ter 12 unidades na Bahia, oito em Pernambuco, cinco no Ceará, três em Alagoas e duas em Sergipe.

Mesmo entrando para o franchising no auge da pandemia, em 2020, a rede de harmonização facial e depilação a laser, Face Doctor, se mostrou consistente e com modelo de negócio altamente rentável para os franqueados. Em menos de um ano, a marca, com sede no Rio Grande do Sul, já conta com 40 unidades, entre vendidas e inauguradas, e, destas, cinco estão localizadas no nordeste. A projeção é inaugurar 30 operações na região até o fim de 2022.

A rede mineira de educação bilíngue, criatividade e soft skills, Park Education, também vem chamando atenção dos investidores nordestinos. Com investimento inicial a partir de 50 mil reais, a rede deve inaugurar no decorrer dos próximos meses cinco operações na Bahia.

A franquia do interior de São Paulo especializada em cuidadores de pessoas supervisionados, Home Angels, apresenta dois formatos de negócios: Home Angels Express, lançado em abril e focado nas pequenas e médias cidades, e Home Angels Premium, que possui a necessidade de sala comercial e oferece aos clientes serviço de 24 horas.  Com investimento inicial a partir de R$41 mil e sem a necessidade de um ponto comercial, o primeiro modelo é destinado apenas a cuidadores de idosos e foi pensado para atender as necessidades dos moradores do interior. Já a versão Premium, além do ponto fixo e maior disponibilidade do serviço, conta com um time de profissionais que atendem, além de idosos, mães de múltiplos, pessoas de pós cirúrgico e crianças, incluindo no pacote serviços complementares como fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. A rede já possui 100 unidades em todo o país e deseja expandir para o nordeste com a abertura de lojas em todas as capitais até o final do ano.