ARACAJU/SE, 26 de abril de 2024 , 16:33:28

logoajn1

Governo autoriza abertura do comércio não essencial aos sábados

Na reunião do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), liderado pelo governador Belivaldo Chagas, realizada nessa quinta-feira (17), o Governo de Sergipe autorizou a abertura de academias e lojas do Centro Comercial de Aracaju, Região Metropolitana e nos municípios de Estância, Lagarto e Itabaiana, aos sábados, a partir deste dia 19 de junho. O Ctcae monitora o comportamento da pandemia no estado.
O funcionamento de shoppings e galerias comerciais aos sábados já estava autorizado, mas havia um pleito dos lojistas do Centro Comercial de Aracaju, para que eles também pudessem funcionar nos mesmos moldes dos estabelecimentos comerciais das demais áreas.
O governo decidiu também manter os pontos facultativos dos dias 24 e 29 de junho, dias de São João e São Pedro, respectivamente, mas com a limitação de funcionamento de serviços não essenciais e o fechamento de praias, assim como ocorre aos domingos em todo o estado.
A proibição de realização de eventos no período junino, incluindo confraternizações, blocos, apresentações musicais, shows e similares, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes públicos ou privados e independentemente do número de pessoas também está mantida.

Toque de recolher
Quanto ao formato do toque de recolher não sofreu alterações, continua valendo de quinta-feira a sábado das 22h às 5h do dia seguinte. O governo deve publicar a nova Resolução com as diretrizes restritiva no Diário Oficial desta sexta-feira (18). Uma nova reunião do Comitê Científico está agendada para ocorrer no dia 1º de julho.

Cautela
“Percebemos que as restrições, aliadas ao avanço da vacinação, estão dando resultado e não podemos deixar de manter a cautela. Entretanto, diante do cenário epidemiológico atual, em que temos uma queda no número de casos, óbitos e contágios, mas ainda com uma alta ocupação de leitos de terapia intensiva, decidimos por manter as medidas restritivas em Sergipe, com flexibilização dos sábados para o comércio em geral e uma maior rigidez nos feriados de São João e São Pedro, que se aproximam”, disse Belivaldo.
O Comitê analisou uma queda nas internações totais nos últimos 14 dias, conforme apuração de dados da rede privada e pelas enfermarias da rede pública. Também nos últimos 14 dias a média móvel de óbitos permaneceu em estabilidade. Com a campanha de vacinação, em junho, a proporção de óbitos acima de 60 anos, pela primeira vez, ficou abaixo da proporção de óbitos entre 30 e 59 anos.

Você pode querer ler também