ARACAJU/SE, 26 de abril de 2024 , 3:00:52

logoajn1

Governo avalia a abertura parcial dos shoppings centers neste fim de semana

Da redação, AJN1

Como havia prometido aos dirigentes dos cinco shoppings centers em reunião na semana passada, o governador Belivaldo Chagas disse nesta segunda-feira (3), durante entrevista a uma emissora de rádio local, que existe a possibilidade de abertura parcial, a partir deste fim de semana, dos shoppings no estado. Para isso, afirma Belivaldo, haverá uma reunião na quarta-feira (5) Comitê Gestor de Retomada Econômica, grupo o qual decide, em consonância com os boletins epidemiológicos, as diretrizes e orientações para a retomada gradual da atividade econômica de Sergipe, severamente impactada, desde o mês de março, com as medidas de enfrentamento à covid-19.

“Nesta quarta-feira, teremos a reunião do Comitê Gestor de Retomada Econômica e discutiremos a reabertura. Convidarei um representante dos shoppings para detalhar o que é necessário para isso, com atenção especial para com a praça de alimentação, restaurantes e com os protocolos que deverão ser cumpridos nesse processo de reabertura. Também já conversei com o prefeito Edvaldo Nogueira para, caso o Comitê decida sobre o funcionamento dos shoppings, a frota dos ônibus passe a funcionar em 100% para tentar evitar aglomeração no transporte público”, revelou o Chefe do Executivo estadual.

Belivaldo também planeja discutir, na próxima semana, a abertura gradual de bares e restaurantes, além do retorno às aulas. “Essa semana resolveremos a questão dos shoppings e, provavelmente, bares e restaurantes na próxima semana. Mas, internamente, já começamos a discussão, também, sobre as possibilidades de retorno às aulas, que poderá acontecer até o final do ano. Há muitas questões que precisamos debater, principalmente porque sabemos que há uma complexidade maior com relação à rede pública, que abrange um público amplo e diversificado de pessoas. Há, por exemplo, muitos alunos que moram na zona rural e dependem do transporte escolar. Tudo isso precisa ser avaliado. Já quanto aos cinemas, shows e eventos, essa discussão vai ser mais para frente”, assevera o gestor.

Vale lembrar que a reabertura desses estabelecimentos estão atreladas à ocupação do número de leitos de enfermaria e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), isto é, quanto menos vaga de UTI o Estado colocar à disposição da população, mais difícil será avançar com o Plano de Retomada Econômica.

Boletim

No boletim divulgado na noite desse domingo (2) pela Secretaria de Estado da Saúde, 60.035 sergipanos já se infectaram desde então, sendo 1.465 óbitos.

No momento, são 587 pessoas internadas, entre leitos de UTI e de enfermaria. No quesito ocupação de UTI, os números ainda inspiram cuidados. Isso porque a rede pública tem 75,7% de ocupação, enquanto a rede privada tem 88%, muito próximas de um ‘estrangulamento’.

Nas enfermarias públicas, a ocupação é de 52,3%, enquanto na rede particular é de 63,7.

Você pode querer ler também