ARACAJU/SE, 18 de maio de 2024 , 7:35:04

logoajn1

INEGIBILIDADE DE BOLSONARO E BRAGA NETTO POR OITO ANOS É MANTIDA APÓS TSE NEGAR RECURSO

 

Na sexta-feira, 3 de abril, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi unânime e rejeitou um recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-ministro Walter Braga Netto (PL), que contestava a condenação por abuso de poder durante as celebrações do Bicentenário da Independência em 7 de setembro de 2022.

Após a deliberação, a Corte eleitoral confirmou a inelegibilidade de ambos por um período de oito anos. O julgamento, encerrado às 23h59 da sexta-feira (3), foi realizado no plenário virtual, onde não há debates, apenas o registro dos votos pelos ministros. Todos os votos já foram contabilizados, resultando em um placar de 7 a 0 contra Bolsonaro e Braga Neto.

Além disso, o tribunal validou a imposição de multas no valor de R$ 425,6 mil para Bolsonaro e de R$ 212,8 mil para Braga Netto, devido à prática de conduta vedada a agentes públicos.

De acordo com o TSE, Bolsonaro e Braga Netto foram considerados culpados por abuso de poder político e econômico ao mesclar um evento oficial com um ato de campanha eleitoral.

Bolsonaro e Braga Netto recorreram por meio de um embargo de declaração, utilizado para esclarecer pontos de uma decisão judicial.

Após o término do julgamento na Justiça eleitoral, Bolsonaro e Braga Netto ainda têm a possibilidade de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

fonte portadeprefeitura.com.brNN

Você pode querer ler também