ARACAJU/SE, 6 de maio de 2024 , 10:09:51

logoajn1

Obra de revitalização da avenida Hermes Fontes entra na reta final

As obras de revitalização viária e urbanística da avenida Hermes Fontes, um dos mais antigos e tradicionais corredores de trânsito de Aracaju – que, inclusive, em virtude de sua importância, leva o nome de um grande poeta sergipano que influenciou a poesia brasileira no começo do século XX -, entraram na reta final. A intervenção integra o Projeto de Mobilidade Urbana, pensado pela gestão municipal, com o objetivo de deixar o trânsito da cidade mais rápido.

Os serviços foram iniciados em dezembro do ano passado e, atualmente, com 90% de todo o projeto já executado, se aproximam da conclusão, obedecendo o prazo estipulado de entrega. A obra contempla a revitalização de 6,8 km de malha viária, um percurso quase retilíneo, que abrange as avenidas Hermes Fontes, Adélia Franco e José Carlos Silva, todas elas perfazendo um único trajeto que integra a cidade praticamente nos sentidos Norte e Sul.

Na fase atual, há quatro frentes de trabalhos atuando no empreendimento, uma das quais na rotatória do Distrito Industrial de Aracaju (DIA), cujo objetivo é remover o asfalto envelhecido, construir uma nova base e em seguida lançar uma nova camada asfáltica. O local está devidamente sinalizado, indicando bloqueios e desvios no trânsito.

A segunda frente concentra ações no trecho que corta o bairro São José, na rua Riachuelo, com obra de interligação da drenagem da avenida Hermes Fontes com o canal da avenida Gonçalo Prado Rolemberg. Já a terceira atua na avenida José Carlos Silva, na altura da loja Jacaúna, com obra de ciclovia e aplicação de massa asfáltica. Outra equipe também atua na avenida José Carlos Silva, próximo ao bairro São Conrado, fazendo terraplanagem e aplicando massa asfáltica.

A obra recebeu mais de R$20 milhões em investimentos, recursos conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal.

O secretário municipal de Infraestrutura, Sérgio Ferrari, acredita que a conclusão dos serviços aconteça logo em breve. “A nossa intenção é que, até o final de agosto e início de setembro, a gente esteja com toda a estrutura pronta. A única parte que não vai ficar pronta são os abrigos de ônibus, que não fazem parte desse contrato. Mas já estamos fazendo a concorrência agora esta semana. Serão 26 abrigos numa licitação à parte”.

Você pode querer ler também