ARACAJU/SE, 18 de maio de 2024 , 15:51:00

logoajn1

Saiba como reduzir o consumo de energia elétrica em casa

 

Com o clima mais ameno no outono e chuvas mais frequentes, é comum o uso do chuveiro elétrico com mais frequência. A Energisa Sergipe orienta sobre os principais cuidados com esse equipamento e outros eletrodomésticos para evitar surpresas no final do mês.

O especialista de Eficiência Energética da Energisa em Sergipe, Pedro Lins, alerta que quanto maior a potência do chuveiro, mais elevado será o consumo. “A economia começa no momento da compra do equipamento. Os aparelhos que possuem o nível ‘A’ de eficiência são os mais recomendados, pois, além da economia financeira, aqueles que apresentam melhor aproveitamento da energia consumida. Para quem já tem o chuveiro, a orientação é tomar banhos curtos”, afirma.

Na residência, também é possível economizar com outros eletrodomésticos. Outros hábitos também ajudam a reduzir o consumo de energia como: utilizar lâmpada de LED que consome até 80% a menos que as incandescentes. Desligar as luzes e ventiladores sempre que o ambiente estiver sem pessoas.

“Pequenas ações podem contribuir para essa redução do consumo como por exemplo, usar o ventilador nos momentos mais quentes. Já o ar-condicionado, é importante limpar sempre os filtros e usar na temperatura 24. Passar só as roupas necessárias e de uma vez, e o mesmo se aplica para a máquina de lavar. Definir dias na semana e não lavar todos os dias”, explica Pedro.

 

Algumas ações simples ajudam a economizar a energia:

-Evite acender lâmpadas durante o dia. Aproveite a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas;
-Desligar a TV e o computador quando estiver utilizando;
-Usar o chuveiro no modo verão já que as temperaturas estão esquentando. Evitar banhos prolongados;
-Apagar as lâmpadas ao sair do ambiente;
-Acumular o máximo de roupas para passar de uma só vez;
-Usar o ar-condicionado na temperatura de 24 graus;
-Não abra a porta da geladeira sem necessidade, nem a deixe aberta por muito tempo.

Você pode querer ler também