Mais de 3,6 mil PM’s farão a segurança do carnaval em SE

Da redação, AJN1

A Polícia Militar de Sergipe (PM/SE) vai disponibilizar o efetivo de 3.689 homens e mulheres distribuídos em 29 municípios com o objetivo de garantir a ordem durante os cinco dias de carnaval. O planejamento operacional, que também envolve o Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, foi apresentado nesta quinta-feira (28), durante entrevista coletiva na sede da Secretaria da Segurança Pública do Estado de Sergipe (SSP/SE). Um diferencial apontado neste carnaval será o uso de drones por parte dos militares.

Serão 1.100 policiais militares na área de atuação do Comando do Policiamento Militar da Capital (bloquinhos de rua em Aracaju, Itaporanga D’Ajuda, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão) e 2.589 policiais militares deslocados para a área de atuação do interior (Canindé do São Francisco, Neópolis, Pirambu, Estância, entre outros).

Por parte da Polícia Militar também foi destacada a operação Momo, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), referente a 10 pontos de bloqueio estratégicos nas divisas do Estado, de maneira simultânea, com foco na apreensão de armas e drogas. Além disso, serão realizadas operações de trânsito pela PM no carnaval, intensificando a fiscalização com foco na Lei Seca e atendimento a acidentes de trânsito com vítimas.

O coronel Marcony Cabral, comandante-geral da PM, destacou a importância da recente implementação do Núcleo de Operações de Drones e o emprego de quatro aeronaves durante os festejos. “Acreditamos que qualquer uso de tecnologia que venha agregar eficiência ao trabalho é importante. O drone tem a capacidade de ir onde o olho humano não pode ir. Então muitas vezes a viatura fica parada, o drone vai, observa a situação e o policiamento vai em seguida, podendo atuar de forma mais eficiente. Além disso, as imagens ficam gravadas e podem ser utilizadas em futuras investigações”, destacou.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros no carnaval sergipano contará com 40 guarda-vidas militares, 18 guarda-vidas civis (haverá padronização no atendimento), em oito municípios: Aracaju, Campo do Brito, Cumbe, Estância, Itaporanga D’Ajuda, Propriá, Nossa Senhora do Socorro e Telha. “Nosso foco principal será preservar vidas humanas durante os festejos carnavalescos porque nesse período ocorre aumento no número de banhistas em praias, rios, barragens e açudes. Estaremos voltados para a prevenção”, disse a major BM Carla Cristina Andrade da Silva, auxiliar da diretoria operacional do Corpo de Bombeiros.

Polícia Civil

A Polícia Civil, na capital, irá reforçar as Delegacias Plantonistas, que atendem Aracaju e Região Metropolitana. “No interior, teremos bases da Polícia Civil nas áreas de festas maiores, como Pirambu, Neópolis, Itabaianinha, Cumbe e Canindé, com posto de atendimento no Abaís e vamos ter reforço das Plantonistas do interior: Estância, Itabaiana, Lagarto, Glória, Tobias Barreto e Nossa Senhora das Dores”, disse a delegada Viviane Pessoa, coordenadora das delegacias da capital.

Com informações da SSP