ARACAJU/SE, 12 de dezembro de 2025 , 11:10:17

Prefeitura de Aracaju e Universidade Tiradentes formalizam acordo para prestação de serviços à população

 

A Prefeitura de Aracaju e a Universidade Tiradentes (Unit) assinaram, na manhã desta quinta-feira (11), um acordo de cooperação técnica, didática e científica que marca o início de um amplo projeto de integração entre o poder público e a instituição acadêmica, sem gerar nenhum custo para o município. O acordo tem como objetivo levar para dentro das comunidades os serviços e conhecimentos produzidos pela universidade, utilizando os equipamentos públicos como espaços de prática, formação e atendimento.

Para a prefeita Emília, a iniciativa fortalece a entrega de políticas públicas, auxilia o município a atender suas demandas e aproxima a população do que há de mais atualizado no meio acadêmico. “Esse projeto não tem nenhum custo para a prefeitura, mas tem uma relevância enorme. Estamos unindo o conhecimento e a ciência da Unit com os espaços e as práticas da prefeitura. É como juntar potências para que a comunidade receba serviços da melhor forma possível”, afirmou. Ela destacou ainda que a cooperação beneficiará tanto os moradores quanto os estudantes. “Quem está na prática vai ter apoio da teoria, e quem está na teoria terá a vivência necessária para atuar junto à comunidade”.

As primeiras ações serão iniciadas na Farolândia, bairro que abriga o campus da Unit e que servirá como território-piloto do acordo. O primeiro aditivo formalizado é o Projeto Abrace a Farolândia, que mobilizará alunos e professores de diversos cursos da universidade em intervenções práticas nos equipamentos públicos da região.

O vice-reitor da Unit, Gilberto Uchoa Júnior, ressaltou a importância da proximidade com a comunidade e frisou que a iniciativa tende a produzir resultados visíveis para a população. “Todos os nossos alunos precisam de casos reais. A comunidade apresenta os problemas e nós transformamos isso em projetos. Serão cerca de 9 mil alunos, mais seus professores, fazendo intervenções num bairro que está ao lado do campus. A universidade precisa impactar o seu entorno. Assim como a chegada do campus transformou a Farolândia no passado, esse projeto, com o apoio da prefeitura e a visão da prefeita Emília, será extremamente relevante para o desenvolvimento local”, afirmou.

O pró-reitor de Graduação, Ronaldo Linhares, lembrou que o trabalho já começou a ser organizado desde o início do segundo semestre. “Já nos reunimos com representantes das secretarias e da comunidade para identificar as principais demandas. A partir do próximo ano, começaremos a planejar as atividades dos cursos voltadas para resolver os problemas da Farolândia. Vamos precisar do apoio de todos para nos aproximar ainda mais das carências do bairro e contribuir para melhorar a vida das pessoas”, disse.

O projeto foi estruturado em três pilares: o primeiro prevê levar à população os serviços ofertados pelos cursos da universidade; o segundo foca na capacitação dos servidores municipais por meio de cursos de extensão e pós-graduação; e o terceiro estabelece a expansão das ações para outros bairros da capital.

O secretário de Planejamento, Thyago Ribeiro, reforçou que a governança criada a partir do acordo também vai fortalecer o serviço público. “Essa parceria nos permitirá capacitar nossas equipes técnicas, ao lado de mestres e doutores da Unit, para entregar serviços de excelência. É um projeto que já nasce vitorioso e reflete a sensibilidade da prefeita em buscar qualidade e transformação para a população”, destacou.

Lideranças comunitárias da Farolândia também participaram do evento e celebraram a escolha do bairro para iniciar o projeto. Patrícia Aragão, presidente do Conselho de Segurança da localidade, afirmou. “Para nós, é um privilégio sermos pioneiros. A Farolândia é o bairro mais populoso do estado e tem muitos jovens que precisam de oportunidades. Esse projeto traz inclusão, reduz a ociosidade e pode abrir caminho para inserção no mercado de trabalho. Agradecemos à prefeitura e à Unit por enxergarem nosso território”.

Foto: Vitor Samuel

 

 

Você pode querer ler também