Calendário de pagamento do IPVA 2016 sofre mudanças, avisa Detran

Em 2016, os proprietários de veículos em Sergipe devem estar atentos às mudanças no calendário de Licenciamento Anual do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE). De acordo com alterações realizadas pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), os veículos com final de placa 1 e 2 terão desconto de 10% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), se pagarem em cota única até o dia 29 de janeiro.

 

Os Documentos Únicos de Arrecadação (DUA) começarão a ser entregues no endereço dos proprietários a partir do dia 15, mas podem ser impressos desde o primeiro dia útil do ano no Portal de Autoatendimento do Detran, nos totens de autoatendimento, no Banese ou no atendimento presencial da autarquia por agendamento.

 

Caso o proprietário escolha pagar o licenciamento no mês correspondente à terminação de placa de seu veículo, não terá direito ao desconto, mas não serão cobrados juros e multas até o último dia útil do mês. Outra opção para o usuário é parcelar em até três vezes o pagamento, sem desconto. Assim, veículos com final de placa 1 e 2, por exemplo, cujo mês correspondente da placa é março, devem iniciar o parcelamento em janeiro. Para isso, é necessário que a pessoa solicite com antecedência essa opção no site do Detran/SE (www.detran.se.gov.br).

 

O diretor-presidente em exercício do Detran/SE, Marcos Sampaio, destaca a importância de os proprietários de veículos se programarem. "É preciso que as pessoas acompanhem o calendário de Licenciamento 2016 e escolham a melhor opção de pagamento, seja com desconto, parcelado ou integral no mês correspondente à placa de seu veículo. Outro ponto relevante é que os proprietários mantenham seus endereços atualizados no cadastro do Detran para que o DUA possa chegar às suas residências", aponta.

 

Para requerer o serviço de Licenciamento Anual, basta acessar o portal de Autoatendimento da autarquia e clicar em 'Serviços de Veículo'. No campo 'Licenciamento Anual/IPVA', o interessado deve selecionar o tipo pagamento, via Banese ou outros bancos, preencher os dados, imprimir o boleto e efetuar a quitação.