Da redação, AJN1
O 2º sargento reformado da Polícia Militar Filomeno dos Santos foi morto a tiros durante um assalto na avenida Euclides Figueiredo, no bairro Lamarão, zona Norte da capital. O fato aconteceu por volta das 14h20 de hoje (4), quando dois homens tentaram roubar a mercearia da vítima. Filomeno reagiu e houve troca de tiros. Um dos criminosos foi atingido, mas o militar da reserva foi alvejado e morreu ao dar entrada na urgência do Ipes, no Hospital da Polícia Militar (HPM).
De acordo com o relações públicas da PM, tenente-coronel Paulo Paiva, o sargento reformado estava na mercearia de sua propriedade, acompanhado de alguns clientes, quando foi surpreendido pelos desconhecidos, que chegaram em um ciclomotor de cor vermelha. A dupla anunciou o assalto e Filomeno teria reagido. Houve troca de tiros e, mesmo ferido, um dos assaltantes conseguiu alvejar por várias vezes o sargento reformado.
Na sequência, o criminoso fugiu com o comparsa em direção ao bairro Japãozinho. Filomeno foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e veio a óbito das dependências do HPM.
Equipes do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), do Batalhão de Choque e do 5º BPM foram acionadas e passaram a realizar buscas na tentativa de prender os assaltantes. Existe a suspeita que a dupla seja menor de idade.
O corpo de Filomeno será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde será necropsiado e depois liberado para o sepultamento, que deverá ocorrer na tarde de amanhã (5).