- 23/04/2018 - 15:35

Respeito

 

A palavra respeito vem do latim “respicere”, que significa “olhar para trás”, ou seja, o que nos leva a “entender, lembrar, valorizar, o feito de alguém, perceber a importância dessa pessoa”. Por exemplo: ao respeitarmos os nossos pais, estamos nos lembrando da importância deles em nossa vida e em nossa existência. Infelizmente, o que temos percebido em nossos dias é um tremendo desrespeito para com as pessoas, suas histórias e seus valores. Quero chamar sua atenção quanto a quem devemos respeito.

Primeiro, devemos respeito às pessoas que nos cercam e que fazem parte da nossa vida. Será que temos dado o devido respeito a essas pessoas? Pessoas que nos emprestaram de sua sabedoria adquirida com suas histórias, com seus sacrifícios. De repente, porém, não estamos nos dando conta delas. Estão recebendo o nosso olhar como se fossem pessoas comuns, mas, na verdade, são tão especiais. Só reconheceremos isso, ao valorizarmos suas histórias e, até mesmo, suas contribuições de forma direta ou indireta para sermos hoje quem somos.

Segundo, chamo sua atenção para observar o respeito que deve ter consigo mesmo. Acredito que muitas pessoas, mesmo sem perceber, não estão se dando o devido valor, ou seja, não estão se dando o devido respeito. Uma prova disso é a permissão que acabam dando aos outros para humilhá-las ou até mesmo para tratá-las com indiferença. Em alguns casos, inclusive, pessoas são tratadas como produtos, mas isso acontece com a permissão da própria pessoa. Você precisa se lembrar que tem uma história, que você não caiu de paraquedas aqui nesse mundo, que você já passou por lutas, por derrotas, por vitórias, que você construiu e foi construído, errou, acertou, enfim, que você está vivo e isso merece respeito.

Não permita que as pessoas brinquem com você, seja sentimentalmente, profissionalmente ou até espiritualmente. Por favor, se dê valor, se dê respeito, pois se você mesmo não fizer isso, os outros não farão por você. Vivemos em uma época em que esse respeito está em baixa, possivelmente porque as próprias pessoas não estão se valorizando. Você não é um produto. Você, na verdade, foi criado à imagem e semelhança de Deus. Você é importante, primeiramente para Deus, e depois deve ser importante para essa pessoa que você vê no espelho todos os dias.

Com todo o meu respeito, um forte abraço. Que Jesus lhe abençoe, e até a próxima, se Deus disser que sim!