ARACAJU/SE, 19 de maio de 2024 , 10:16:10

logoajn1

Dia Mundial do Silêncio, celebrado nesta terça-feira (7), chama atenção para sequelas causadas pelo excesso de ruídos

 

Você já parou para pensar nos males que a poluição sonora pode causar? Pois é, é exatamente para alertar sobre este mal, que hoje, 7 de maio, é comemorado o Dia Mundial do Silêncio.

A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem o objetivo de conscientizar as pessoas dos males que a poluição sonora provoca, em diversos aspectos, para a queda da qualidade de vida das pessoas.

O combate ao excesso de som pode ser enquadrado em punições administrativas, com a emissão de ruídos ao meio ambientes e o crime de pertubação ao sossesso alheio, previsto na lei de contravenções penais. A Polícia Civil pode apurar esse tipo de infração.

Além de consequências físicas, o excesso de ruídos também prejudica a concentração e eleva os níveis de stress. Se uma pessoa só pode ser exposta a um limite de 85 a 90 decibéis, acima disso já é prejudicial à audição, e pode causar problemas de surdez, segundo a OMS.

Por este motivo, o Dia do Silêncio convida a toda a população a separar uns minutos durante o dia para desfrutar do total silêncio. Fazer meditações ou simplesmente estar num ambiente longe dos constantes ruídos aos quais se está acostumado a ouvir diariamente é uma das propostas da data.

Fonte: G1

Você pode querer ler também