ARACAJU/SE, 26 de abril de 2024 , 4:19:25

logoajn1

Aniversário no Sul

A jornalista Viviane Cavalcante, acaba de comemorar a chegada dos 30 e a data especial foi comemorada  como ela gosta e merece: com uma bela viagem ao lado do maridão, o fotografo Cesar Oliveira e do filho Pedro. O trio está no Rio Grande do Sul, onde já visitaram Gramado e Canela. Desejamos o melhor desta vida para a querida Vivi.

Yuri festeja 4.1

Aniversariante do último final de semana, o empresário e produtor musical, Yuri Rocha, celebrou a vida cercado pelo carinho da namorada, a bela jornalista Thassya Bezerra e de amigos. A comemoração se estendeu por todo final de semana e teve como cenário a Barra de São Miguel, nas Alagoas. Em tempo, parabéns para o amigo.

 

Dia Mundial da Água

Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o RioMar Aracaju, em parceria com o Ibama e a Sema, promove ações voltadas para o público infantil de diversas instituições sociais e escolas públicas. Em alusão à data, o empreendimento irá chamar a atenção da criançada sobre a importância do respeito ao período do defeso do caranguejo-uçá e à questão da poluição das águas. De forma lúdica, todas as ações irão acontecer nos dias 20, 21 e 22 de março, das 8h às 12h, no Teatro Encantado, localizado no segundo piso, próximo à loja Ricardo Almeida. Por lá, os alunos terão a oportunidade de interagir com o Uçazinho, personagem que irá protagonizar o evento; ouvir contação de histórias; conhecer as ações do Ibama; apreciar exposições da fauna presente no Ecossistema Manguezal com o Sesc e Mamíferos Aquáticos; participar de oficinas de papel, reciclagem e de atividades com a Bolha de realidade virtual da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de brincadeiras como desenhos e cineminha promovidos pela UNIT. A peça será comandada pelo Grupo Teatral da Secretaria de Meio Ambiente, que irá apresentar o espetáculo ‘Uçazinho’, às 8 horas. No palco, os atores irão mostrar o porquê da necessidade de mudarmos nossa visão sobre a água, o bem mais precioso que o homem possui sobre o planeta, ameaçado pela constante ação nociva do homem sobre a natureza. Além disso, as crianças serão convidadas a conhecer a importância do respeito ao período do defeso, época em que o caranguejo sai da toca para namorar, o que torna a presa fácil para os catadores.

 

Exposição “Ser Mulher”

 

Para homenagear as mulheres pelo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Colégio Master recebeu durante toda a semana uma exposição, na Área de Convivência da escola, com camisas confeccionadas pelos estudantes das 1ºs séries do Ensino Médio. Supervisionados pelo professor de Artes, Felipe Godoy, o objetivo da ação ‘Ser Mulher’ é promover a reflexão acerca da importância do papel da mulher na sociedade, através de peças que ressaltam temas como a violência contra a mulher, assédio, preconceito e igualdade salarial, por exemplo. Bela iniciativa! 

Segurança Rural 

Produtores rurais sergipanos vêm sofrendo com o aumento de furtos, roubos e outras situações de violência em suas propriedades. Diante deste cenário preocupante, o deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) agendou uma reunião na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) com representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e membros da Federação da Agricultura de Sergipe (Feaese) para discutir o tema e estudar estratégias para reduzir a criminalidade na zona rural. “Muitos produtores rurais vivem inseguros porque suas propriedades são assaltadas, comprometendo a tranquilidade e até mesmo a produção. É um problema que precisa ser resolvido. A direção da Feaese nos apresentou a situação, conversei com alguns produtores e imediatamente marquei a audiência com o secretário João Eloy, que prontamente nos recebeu acompanhado pela equipe e toda cúpula da Segurança Pública. A expectativa é criar um ambiente de colaboração para que a Polícia possa efetivamente ampliar o seu trabalho nas regiões e fortalecer a segurança do homem do campo”, comentou Zezinho Sobral, que defende a bandeira da agropecuária na Assembleia Legislativa de Sergipe. Durante a reunião, foram discutidas alternativas que contribuem para minimizar o risco das propriedades rurais e das famílias, a exemplo de presença efetiva de viaturas, iluminação e acesso dos agentes da segurança. “A segurança nas áreas rurais de Sergipe é um tema importante. Sou o interlocutor em defesa dos produtores rurais. Cumpro o meu papel de responsabilidade com a agricultura e com o desenvolvimento rural. A agricultura sergipana gera emprego e renda. Os produtores rurais, na grande maioria, residem em suas propriedades e precisam que suas localidades fiquem livres da criminalidade”, destacou Zezinho Sobral.

 

Fórum do Turismo abre discussões sobre o setor e apresenta projetos

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e a Empresa Sergipana do Turismo (Setur/Emsetur), promoveu na última sexta-feira, 15, no Delmar Hotel, a 32° Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo de Sergipe (Fortur/SE), com o intuito de fomentar discussões sobre o setor e apresentar os projetos que serão desenvolvidos no ano de 2019. Na oportunidade, ocorreu a eleição para definir a vice-presidência do Fórum, deliberada pelo nome de Augusto Carvalho, que é presidente da Associação de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/SE). No evento, foi apresentado ainda ações de turismo da Setur e do Prodetur. Para o secretário da Setur, Manelito Franco Neto, a realização do Fórum é importante, pois toda a cadeia do turismo em Sergipe se une para discutir o que existe no ano de 2019, além de ouvir opiniões e questionamentos sobre o que está ocorrendo. “É mais uma roda aberta, um bate papo de críticas construtivas. Este evento só tem a trazer benefícios para o turismo e para o turista sergipano”, frisa. O secretário explica ainda que o Fortur estava inativo desde 2017, mas ao assumir a pasta em 2018,  percebeu sua importância. “Por isso resolvi reativar para mostrar o que o governo está fazendo, tem para fazer e poderá fazer”, completa.