ARACAJU/SE, 15 de maio de 2026 , 1:40:18

Aumento de casos de Covid no Brasil

Alerta da FIOCRUZ sobre o aumento de casos de COVID na última semana do Brasil é uma realidade já esperada, especialmente quando a população brasileira se descuidou da vacinação.

O Boletim semanal do InfoGrip do último dia 06 analisa a semana epidemiológica 44/2023 que se encerrou em 04/11/23, reunindo informações do Ministério da Saúde/SUS, FGV, Escola de Matemática Aplicada – EMAp e Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, e foram constatados 60,0% dos casos notificados nas últimas quatro semanas são de SARS-CoV-2 (COVID-19), e de um total de 9546 óbitos, sendo 4883 (51%) com resultado positivo, 82,5% são de COVID-19.

Esses dados são oficiais e ainda estão aguardando o resultado de 170 casos. O mapa da situação da epidemia demonstra que todas as regiões do país estão em risco, o que reforça a importância da vacinação urgente dos grupos vulneráveis.

As campanhas antivacinais por motivos religiosos e ideológicos podem ser apontados como causas da baixa taxa de imunização e, consequentemente, o aumento dos casos e dos óbitos em razão da COVID-19.

O estado brasileiro e a sociedade não podem cruzar os braços e esperar que a situação se agrave e retorne aos tempos da pandemia. Já vivemos essa experiência e sabemos das consequências para a educação, economia, saúde mental e para a vida das pessoas.

Infelizmente ainda existem pessoas, inclusive da área médica, que tomados por sentimentos de ordem pessoal, fazem coro nas redes sociais contra a vacinação, e não só contra a COVID-19, até mesmo a imunização clássica contra a pólio e a gripe, teve uma baixa adesão.

O desserviço que pessoas que adotaram o discurso anticiência e antivacinas é algo que não tem palavras a definir. Uma visão limitada e egoísta do mundo e que podem levar à morte de pessoas vulneráveis em todos os sentidos, etária, física, econômica e social.

Falta mais investimentos na propaganda e divulgação sobre as vacinas, ações de busca ativa em regiões periféricas, escolas públicas, locais de trabalho, enfim, de modo que ninguém possa alegar dificuldades para acessar o SUS e o programa de imunização.

Por sinal, o programa de imunização brasileiro é um dos mais vitoriosos do mundo e exemplo. Não podemos deixar que um grupo pequeno de pessoas que não pensam nos outros contaminem a sociedade em prejuízo da saúde e da vida.

Os dados aqui citados podem ser acessados por qualquer cidadão no https://gitlab.fiocruz.br/marcelo.gomes/infogripe/- , e vamos nos somar pela defesa da saúde e da vida.