ARACAJU/SE, 26 de abril de 2024 , 0:31:32

logoajn1

Banese – 60 Anos

Abordarei neste breve ensaio, algumas informações sobre o Banco do Estado de Sergipe S/A (BANESE), como forma de homenagem pelos seus 60 anos de criação e atuação em prol do desenvolvimento econômico e social de Sergipe.

Destaco inicialmente que o Sistema Financeiro Nacional, na posição mais recente, dados de outubro de 2021, possui 1.637 instituições de diferentes tipologias. Sendo Banco, o tipo de instituição financeira mais tradicional e conhecida da população de um modo geral. Sobre Bancos, o Brasil possui 177 Bancos, que estes por sua vez possuem classificações específicas. Os 177 Bancos existentes no Brasil são assim distribuídos: 137 Bancos Múltiplos, 20 Bancos Comerciais, 4 Bancos de Desenvolvimento, 1 Caixa Econômica Federal, 10 Bancos de Investimento e 5 Bancos de Câmbio.

A maioria dos bancos existentes no Brasil são bancos privados, o Brasil possui 5 Bancos Públicos no nível Federal e 5 Bancos Públicos no nível Estadual.  No quesito de Bancos estaduais, existe um Banco Estadual em cada Região do Brasil: No Sul – o BANRISUL (Banco do Estado do Rio Grande do Sul), no Sudeste – o BANESTE (Banco do Estado do Espírito Santo), no Centro-Oeste – o BRB (Banco Regional de Brasília), no Norte – o BANPARÁ (Banco do Estado do Pará) e no Nordeste – o BANESE (Banco do Estado de Sergipe). E é sobre o BANESE que irei tecer alguns comentários adiante.

O Banco do Estado de Sergipe S/A – BANESE foi criado em 1961 (Lei nº 1.068, de 13 de novembro de 1961), no Governo de Luiz Garcia, sendo denominado naquela época de Banco de Fomento Econômico (BANFESE), efetivamente, o Banco iniciou as suas atividades em 1964, já no Governo de Seixas Dória. É um Banco Estatal, pois o Governo de Sergipe é detentor 89,87% das ações.

Atualmente, conforme sua última apresentação institucional divulgada ao mercado, o BANESE possui uma rede de atendimento com 63 agências bancárias, 206 correspondentes, 9 postos de atendimento, 462 terminais de Auto Atendimento para o atendimento de mais de 800 mil clientes, através de seus funcionários que são 864, além dos demais colaboradores que atuam na instituição. Registre-se que o BANESE é o 13º Banco brasileiro em número de agências.

O Banco do Estado de Sergipe além de ter uma forte atuação enquanto instituição financeira no Estado de Sergipe, conforme seu último relatório, apresenta-se presente através do Banese Card em outros estados da Região Nordeste, a exemplo de Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, demonstrando a sua importância para o desenvolvimento regional.

Ao completar 60 anos de criação, o BANESE é verdadeiramente um orgulho para os sergipanos, pois enquanto Banco genuíno da terra Serigy tem buscando promover o desenvolvimento sustentável de Sergipe e, colabora de forma permanente no atendimento de diversas demandas do Governo de Sergipe e dos municípios sergipanos.

A atuação do BANESE no campo cultural e esportivo é marcante, pois a instituição, sempre apoiou ao longo de seis décadas, vários artistas e atletas locais, patrocinando dezenas de obras literárias, eventos esportivos, entre outros. O BANESE também atende diversos outros segmentos, a exemplo da educação, saúde, meio ambiente, cultura e várias outras atividades de responsabilidade social.

Na atuação creditícia do BANESE, destacarei a sua atuação no Crédito Imobiliário, através de uma linha de crédito que atende demandas de financiamento para aquisição de imóveis residenciais novos ou usados. Com prazos adequados para a realização deste sonho, a linha do BANESE prevê um prazo máximo de 420 meses (35 anos), sendo o percentual máximo de financiamento 80%.

Do ponto de vista da gestão principal, o primeiro Presidente do BANESE, foi Orlando Vieira Dantas, e ao longo deste período de 60 anos, mais outros 14 executivos o sucederam, entre eles, uma mulher, Vera Lúcia de Oliveira, funcionária da instituição; até o atual Presidente, Helom Oliveira da Silva, também funcionário de carreira da instituição.

O Banese atua fortemente no segmento de varejo, principalmente nas operações direcionadas aos servidores públicos com recebimento de salário pelo Banco, bem como no financiamento ao capital de giro das Pequenas e Médias Empresas, na construção de empreendimentos imobiliários e nas operações oriundas de repasses do BNDES e BNB.

O BANESE é um importante conglomerado econômico que atua em Sergipe com variadas operações financeiras, tendo adicionalmente as seguintes empresas:  Sergipe Administradora de Cartões e Serviços S.A. (SEAC), Banese Corretora e Administradora de Seguros e o Instituto Banese.

Sobre o Instituto Banese, cabe o registro de sua atuação na responsabilidade social, caracterizada pelo apoio financeiro, humano e material do Banco a programas e projetos sociais que visem à transformação da realidade das comunidades carentes nas quais está presente. Além disso, o Instituto Banese é o órgão Gestor do Museu da Gente Sergipana.

Pelo que foi exposto e por muito mais que o BANESE faz em prol do Estado de Sergipe, venho parabenizar todos os colaboradores que engrandecem as seis décadas da criação do Banco do Estado de Sergipe S/A.