ARACAJU/SE, 22 de abril de 2025 , 20:53:53

Coluna Bastidores 25 02 25

 

 

Premiado

O projeto de concessão parcial do abastecimento de água e esgotamento sanitário em 74 municípios de Sergipe conquistou reconhecimento nacional ao ser finalista no Prêmio P3C, na categoria Melhor Estruturação de Projetos. Entre mais de 200 trabalhos concorrentes, a iniciativa sergipana obteve a segunda colocação, recebendo menção honrosa pelo seu impacto e excelência.

Premiado II

A premiação contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo, e do presidente da Agência Sergipe de Desenvolvimento, Milton Andrade, que destacaram a relevância do reconhecimento. Para Jorginho, a conquista reforça a capacidade e a visão estratégica do governador Fábio Mitidieri na condução da concessão. “É uma grande satisfação ver Sergipe entre os três melhores projetos do país. Desde o início da gestão, o governador tem trabalhado para garantir melhorias concretas no abastecimento de água e no saneamento. Essa premiação reforça que estamos no caminho certo para solucionar os desafios do setor e levar mais qualidade de vida à população”, ressaltou.

Emgetis

A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) registrou nesta segunda-feira, 24, um boletim de ocorrência para que a Polícia Civil investigue o rompimento de cabos de fibra óptica ocorrido no último domingo, 23. O incidente paralisou serviços essenciais do Governo do Estado por pelo menos 12 horas e gerou um prejuízo direto de aproximadamente R$ 15 mil, além dos imensuráveis prejuízos indiretos. Ficou constatado que cerca de 380 metros de cabos de fibra ótica utilizados na transmissão de dados foram danificados.

 

Cultura em destaque

Presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou, nesta segunda-feira, 24, em São Paulo, de duas importantes reuniões voltadas para o fortalecimento das políticas públicas culturais nos municípios brasileiros. O primeiro encontro foi com o presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron, e teve como finalidade discutir sobre a formalização de uma parceria entre as entidades para apoiar o Fórum Nacional de Secretários de Cultura das Capitais e Municípios Associados, promovendo mais articulação entre as gestões municipais.

 

Reforma tributária X Cultura

Além da reunião com a Fundação Itaú, o presidente da FNP esteve com o Fórum Brasileiros pelos Direitos Culturais (FBDC) – movimento voltado ao fortalecimento da gestão cultural no Brasil e no exterior -, ocasião na qual debateu sobre o impacto da reforma tributária na área cultural. No encontro, também foram discutidas estratégias para ampliar o acesso às artes e à produção cultural no Brasil.

 

 

Laércio

O senador Laércio Oliveira (PP/SE) anunciou ontem, durante o aquecimento gas week 2025, que pretende apresentar um projeto para criar um programa de desconcentração do mercado de gás natural, o Progás, e com isso retomar a discussão sobre o gás release no Congresso. Em 2024, o parlamentar introduziu um capítulo sobre o gás release no relatório do Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten), mas a iniciativa encontrou resistências no Senado e em outras áreas do governo federal e, ao fim, caiu.

 

Laércio II

Relator do Lei do Gás, de 2021, Laércio destacou que cerca de quatro anos após a aprovação da matéria no Congresso, a regulação do gás release não avançou na Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). “Já escrevi o Proescoar, o Profert e acho que vou escrever agora o Progás também. São temas de muita importância para o Brasil”, disse o senador, ao participar da abertura do aquecimento gas week 2025, evento organizado pela agência eixos no escritório Mattos Filho, na Faria Lima.

 

 

 

Limite à Petrobras

 

O primeiro parecer apresentado por Laércio Oliveira na Comissão de Infraestrutura do Senado propôs a redução compulsória da participação de mercado de qualquer agente que detenha mais de 50% da oferta de gás – o que direciona a política para a Petrobras.

A proposta enfrentou resistências da estatal e, após alinhamento com o MME e negociações com a própria Petrobras, o Laércio Oliveira alterou a sugestão original, para preservar o gás natural produzido pela Petrobras e o gás natural liquefeito (GNL) importado da proposta de criação de uma política de desconcentração do mercado.

 

 

Encontro

O presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, recebeu ontem, 24, a visita do ex-deputado federal, José Carlos Machado. Em pauta, a construção do Canal de Xingó e  a disponibilidade de recursos hídricos pelos próximos anos em Sergipe. Machado solicitou apoio do Crea-SE para unir esforços com outros órgãos e assim estimular a construção do canal. No encontro, ficou agendada uma  reunião, em março, com estudiosos da área de recursos hídricos. Além do presidente e do ex-parlamentar, participou do encontro o gerente de fiscalização do Crea-SE, Raphael de Oliveira.

 

Canal Xingó

 

O Canal de Xingó consiste em um projeto, idealizado há anos, para levar água do Rio São Francisco a municípios que sofrem com a seca.  Com extensão prevista de 305 quilômetros e vazão máxima de 36 metros cúbicos por segundo, para abastecimento hídrico humano, industrial, animal e para irrigação de 16,5 mil hectares. Os estudos iniciais apontam que o canal deverá beneficiar 69,3 mil pessoas, além de gerar 16,5 mil empregos diretos e 33 mil empregos indiretos.